segunda-feira, 9 de abril de 2012

Secretaria de Cultura traz Arnaldo Antunes para Americana




A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana recebe o cantor e compositor Arnaldo Antunes no Circuito SESC de Artes, no próximo dia 19 de abril, na Praça Comendador Müller. Outra atração será Edgard Scandurra. O circuito terá uma programação diversificada, que inclui teatro, música, artes visuais, circo, dança, literatura e artemídia. A abertura acontece às 11h no convívio e, a partir das 20h, na Praça Comendador Müller, serão realizados os shows musicais.

Oitenta e oito cidades do interior, ABC e litoral de São Paulo vão receber atrações do circuito. Serão cerca de 200 artistas, que viajam com uma programação gratuita, intensa e variada, numa espécie de caravana cultural. Esse é o formato do Circuito SESC de Artes, um programa que apresenta diferentes linguagens artísticas por meio de projetos permeados pela preocupação com a formação de público.

“O Circuito SESC de Artes 2012 oferece uma oportunidade para se concretizar uma das grandes missões da instituição, que consiste na democratização do acesso do mais amplo público à produção artística atual”, define Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC. Miranda afirma que “a circulação de uma programação sociocultural consistente e diversificada, por 88 cidades do interior do estado, promove a participação e o envolvimento do público numa ação de educação.

História do projeto
O Circuito SESC de Artes faz parte de um processo que se iniciou em 1998, quando o SESC lançou o projeto Lorca na Rua, por ocasião do centenário de nascimento do poeta espanhol Federico García Lorca. O projeto, que durante um mês cobriu 36 cidades, retomava a experiência do grupo teatral La Barraca, do próprio escritor, e apresentava espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de artes visuais, exibições de vídeo e leituras de textos do poeta em praças públicas.

Em 1999, o projeto Coração dos Outros – Saravá Mário de Andrade levou apresentações a espaços de 65 cidades. A partir daí, o SESC estabeleceu um período de dois a três anos para que os destaques da programação da Mostra SESC de Artes, apresentados nas unidades da Capital, fossem levados em itinerância pelas unidades do interior, litoral e região metropolitana.

Foram realizados, então, os projetos Balaio Brasil, em 2000, Latinidades, em 2003, e Mediterrâneo, em 2005, com variações na estrutura, formato e com um número crescente de cidades. Em 2007, realizou-se a Mostra SESC de Artes Circulações, nas unidades da capital. A partir desse ano, a programação dedicada a itinerar pelo Estado de São Paulo foi desvinculada da Mostra, surgindo assim, o Circuito SESC de Artes, como um projeto independente, e que atendeu em sua primeira edição 78 cidades do interior, litoral e grande São Paulo.

De 2008 em diante, o Circuito passou a contar com palcos e camarins padronizados, os mesmos riders técnicos de som, luz e projeção. Os artistas e técnicos contavam, além do ônibus de viagem, com caminhões para o transporte de cenários e equipamentos. O Circuito SESC de Artes 2011 reuniu, aproximadamente, 240 mil pessoas em torno de sua programação.

2 comentários:

Anônimo disse...

O show será maravilhoso, porem, quinta-feira é um dia complicado, o show poderia ser na sexta-feira :D

Anônimo disse...

que massa, só que quem trabalha em americana perdi tudo ... Fefram os caras me fizeram um horario pra quem nao tem o que fazer e agora me traz o Arnaldo plena quinta - feira 20:00 . só por Deus ....

quem estuda e trabalha nao esta desocupado esses horario ...



GERCE CARDOSO