Conheça Nossa Estação

“Estação Ferroviária”

          Estação Ferroviária de Americana, considerada seu principal marco histórico, foi construída durante a segunda metade de século XIX.
          Fazendeiros de café de Limeira e Rio Claro participando da formação da Companhia Paulista de Estrada de Ferro empenham-se na construção do prolongamento da linha férrea de Campinas a Rio Claro. A Estação foi inaugurada em 27 de Agosto de 1875 com o nome de “Estação de Villa de Santa Bárbara”, pois deveria servir a quilômetros do tronco ferroviário. A inauguração contou com a presença do Imperador D. Pedro II e sua comitiva real.
          A região da Estação nesse período pertencia a Villa de Santa Bárbara e Campinas e era cercada pelas das fazendas Machadinho, Palmeiras e Salto Grande.
          Fato singular da historia desta Estação foi a presença constante de americanos sulistas que vieram para a região a partir de 1866 e aqui se estabeleceram, após o termino da guerra civil americana, Guerra da Secessão. A localidade que se desenvolveu ao redor da estação passou a ser conhecida popularmente como: “Vila da Estação”, “Vila dos Americanos” e posteriormente “Villa Americana”. Recebeu esta identificação devido a comercialização e embarque dos principais produtos cultivados pelos americanos sulistas como: a melancia e o algodão e também por seus costumes vestimentas e linguajar característicos.
          A Estação foi oficialmente denominada “Estação de Villa Americana” pela lei Estadual n° 916 que criou o Distrito de Paz de Santo Antônio de Villa Americana, promulgada no dia 30 de Julho de 1904.
          Com a extinção da Cia Paulista de Estrada de Ferro nossa Estação passou a pertencer à FEPASA, que por muitos anosa continuou a transportar por todo o Estado, passageiros e cargas. Em 2000 a linha férrea foi privatizada passando a pertencer a Ferroban e o prédio da Estação, considerado inoperante continuou como propriedade da Rede Ferroviária  Federal, iniciando-se assim um período de abandono e degradação de suas instalações.
         
Estação Cultura 

      Em 2004, o Poder Público Municipal, executou obras no prédio adaptando-o  como espaço Turístico e Cultural reconhecendo-o como marco primordial na fundação da cidade de Americana, conseqüentemente sendo tombado pelo Conselho municipal de defesa do patrimônio histórico de Americana (CONDEPHAM)
       Conhecida hoje como Estação Cultura  o espaço contribui com a democratização do acesso à cultura abrigando alguns segmentos entre eles artes visuais, música e patrimônio.
       A Estação Cultura além de ser um espaço fantástico por natureza, isso é desperta, demonstra o fascínio pelos trens, o transporte ferroviário, também contribui para formação,  conhecimento e lazer.
      Em 2009 uma nova administração veio revitalizar e otimizar o espaço com novos projetos e dando maior suporte aos já existentes.

Estação Cultura de Americana

Missão: Manter viva a memória ferroviária, sendo uma ferramenta cultural que fomenta a arte nos seus mais diversos seguimentos.

Visão: Contribuir com informação, instrução e formação das pessoas cada vez mais. Ser o ponto turístico cultural mais visitado, pois daqui nasceu a nossa cidade.


Layout da Estação

Sala de Projeção e reunião com capacidade para 50 pessoas.
Sala para exposições Memoria Ferroviaria
Sala Receptivo e Administração.
Cozinha.
Banheiro para cadeirante
Sala Oficinas 
Plataforma
Banheiro feminino e masculino na plataforma.
Painéis que retratam nossa historia  (auto-guiado - plataforma)