quinta-feira, 8 de março de 2012

Turismo promove Feirarte no CCL com demonstração de pintura country



A Secretaria de Cultura e Turismo promove neste final de semana a Feira de Artesanato (Feirarte), na Tenda MultiArtes, no Centro de Cultura e Lazer. No sábado (10/03), a Feirarte funciona das 12 às 21 horas e no domingo (11/03) das 9 às 18 horas. A artesã Débora Penachione fará demonstração de pintura country e decorativa no sábado, a partir das 15 horas, e no domingo, a partir das 11 horas. A entrada é franca.

Trabalham na Feira 30 artesãs. Na Feira de Artesanato no CCL o público encontrará trabalhos de trinta artesãos que vão expor os produtos: Patchwork (bolsas, almofadas, colchas, bonecas, camisetas), pintura country (peças pintadas em madeira) bijuterias, pintura em tecido (seda, echarpes, lençóis, cortinas), pintura decorativa em madeira, serralheria artesanal, trabalhos em jornal (cestaria, moldura, porta retrato), biscuit, camisetas em silkscreen, bonecas de panos, entre outros.

A artesã Márcia Siqueira, que faz brinquedos pedadógicos, disse que apesar de pouco tempo morando em Americana foi a Feirarte que abriu as portas para se tornar conhecida na cidade e Região. “Comecei do zero em Americana. Se não fosse a Feirarte já teria voltado para São Paulo. A Secretaria de Cultura e Turismo me deu todo apoio”, lembra a artesã que saiu de São Paulo, em 2010.

Na capital ela trabalhava como professora de educação infantil e gostava de mostrar para suas crianças brinquedos pedagógicos. “Eu ia às lojas e achava muito caro os brinquedos. Resolvi, então, aprender a produzi-los. Deu certo e meu material passou a ser conhecido. Algumas escolas passaram a me fazer encomendas”, lembra Márcia. O que era quase que um hobby se tornou atividade econômica para a professora. Largou a escola e passou a se dedicar ao artesanato.

“A Feirarte me abriu as portas na cidade. Hoje sou conhecida. Recebo muitas encomendas”, afirmou a artesã que faz, em média, cerca de 100 peças por mês. Ela produz “dedoche” (fantoche de dedo), “fantoche”, “jogo da velha”, “avental de histórias”, etc. Todo material é feito em feltro e costurado a mão. Márcia tem um blog www.eraumavezbrinquedos.blogspot.com .

A Secretaria de Cultura e Turismo, procurando dinamizar o setor, está proporcionando mais edições do Feirarte em busca de mais espaços para a comercialização dos produtos artesanais. Isto se deve a qualidade dos produtos apresentados e a ótima recepção do público que frequenta a Feira em diversos lugares na cidade.

Excepcionalmente, no domingo, com a chegada Caminhada Do Ventre, que sai às 9h do Jardim Botânico e que deve chegar logo a seguir no CCL a Feirarte vai estar aberta ao público mais cedo.

Demonstração de pintura decorativa
Débora Penachione, funcionária publica municipal há 21 anos, é professora de pintura Country e Decorativa em Americana há seis anos. Ela já participou de vários cursos com professores internacionais e nacionais e também já ministrou diversos workshops pelo Brasil, com convites também para Argentina, Chile, Venezuela e Uruguai.

“A Pintura Decorativa é bem variada no que diz respeito às técnicas, as superfícies, as tintas, pincéis e a objetos que podem ser decorados. A pintura no estilo country retrata desde cena campestre a flores, frutas, objetos, animais e figuras humanas”, afirmou Débora.
 A artesã estará, no CCL, fazendo demonstração de uma peça no estilo Country e apresentará ainda o Still life, onde se retrata a natureza morta, e o Wild Life, que são as pinturas de animais. “O Wild Life é o estilo que mais gosto e mais me adaptei”, confessa Débora.

Nenhum comentário: