quarta-feira, 14 de março de 2012

Secretaria de Cultura abre exposição que passou pela sede da ONU


A Secretaria de Cultura e Turismo abre a exposição “De Peito Aberto”, projeto do fotógrafo Hugo Lenzi e da jornalista Vera Golik, no próximo dia 22 de março, no CUCA (Centro de Universidade do Conhecimento de Americana). A mostra tem cerca de cinquenta painéis com retratos de 22 mulheres de todo o Brasil, com idades entre 27 e 62 anos. As fotos são em preto e branco e revelam imagens fortes de personagens que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama. A entrada é franca.

“De Peito Aberto” foi a única exposição a ser convidada a participar do Encontro de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis na sede da ONU, em Nova York, em setembro de 2011, seguido da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Com imagens inéditas, palestra e lançamento do livro, que revela sua experiência bem sucedida, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares e médicos de todo o país, que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. A exposição propõe verdadeiros depoimentos fotográficos nos quais são reveladas angústias e emoções afloradas durante todo o processo da doença: desde o diagnóstico, os medos e a vitória ao fim do tratamento.

A ideia do Projeto De Peito Aberto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer alguns meses depois”, conta Vera. Ao vivenciarem a batalha contra a doença e testemunharem a falta de humanismo presente no sistema de saúde, que afeta não apenas os pacientes, mas também os familiares e amigos durante as várias fases do longo tratamento, Vera e Hugo decidiram transformar a experiência vivida no Projeto De Peito Aberto, que inclui uma exposição fotográfica, palestras interativas e um livro – com o objetivo de transmitir força e esperança para todas as pessoas que trilham a mesma jornada.

De Peito Aberto tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. E realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a paciente torne-se agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana.

Desde que foi lançado em 2006, o Projeto é um sucesso de público, tendo sido exibido mais de 30 vezes nas maiores cidades brasileiras. As exposições e palestras receberam mais de três milhões de visitantes, e mais de dez milhões de pessoas foram impactadas pela sua cobertura de mídia.

Serviço
Exposição de “Peito Aberto” – de Vera Golik e Hugo Lenzi
De 22 de março a 30 de março.
Local: CUCA, Rua Anhanguera, 16, Centro, Americana
Telefone – 3461 4131
Horário da mostra – de segunda a sexta, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h.

Nenhum comentário: