sexta-feira, 23 de março de 2012

Educadores da Prefeitura participam de workshop no SENAC


O trio gestor da Secretaria Municipal de Educação, formado por pedagogos, diretores e assistentes de direção, participou ontem, 21, junto com as supervisoras da SEDUC, do evento organizado pelo SENAC – Americana, “Sala dos Educadores”, com a palestra “Metodologias de Aprendizagem”, proferida pelo professor de ética e valores da Universidade de São Paulo – USP - e consultor educacional do SENAC, Mario Augusto Valle.

De forma descontraída, o palestrante interagiu o tempo todo com a plateia presente, formada por cerca de 110 gestores e convidados da instituição. Ele questionou os participantes sobre a necessidade de uma mudança de postura sobre o mundo educacional e o do trabalho. Para ele essas duas vertentes do conhecimento devem andar de mãos dadas. Aplicou dinâmicas de questionamentos e planejamento de atividades com exemplos e metodologias aplicados em salas de aula, associando a realidade educacional a valores e ética.

Professor Mario afirmou que cabe aos educadores conhecer conceitos e princípios das ciências da aprendizagem. “Temos que considerar conhecimentos e teorias como insumos e não como preocupação exclusiva da ação docente, planejar e desenvolver projetos em equipe e considerar o conhecimento prévio dos alunos”.

O Sala de Educadores é um encontro mensal que busca uma reflexão sobre o papel do educador e já funciona em outras unidades do Senac. “Acho esse tipo de iniciativa muito válida, sempre que formos convidados estaremos lá”, afirmou o secretário de Educação, Luciano Correa.

Nenhum comentário: