sexta-feira, 16 de março de 2012

Almir Sater abre o Café Caipira 2012





O cantor e compositor Almir Sater abre a temporada 2012 do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Café Caipira”, no dia 25 de março, a partir das 9h, nas imediações da Casa de Cultura Hermann Müller Carioba. A entrada é franca.

Almir Sater é um exímio violeiro, compositor, cantor e instrumentista, nascido em Campo Grande, MS , e que desde os 12 anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza. Aos vinte anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu, tornando-se músico. Retornou a Campo Grande, onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico.

Em 1979, já em São Paulo, iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno. Nessa época, gravou seu primeiro disco com as participações de Tetê, Alzira e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.

Seu estilo caracterizava-se pelo experimentalismo e sua música, descrita como folk , agregava uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas. Ele juntou o folk norte-americano com influências das culturas fronteiriças do seu Estado, como a música paraguaia e andina; e o resultado é único, ao mesmo tempo refletindo traços populares e eruditos.

Com 30 anos de carreira e 10 discos solos gravados, sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos. Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões, o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e o fotógrafo Raimundo Alves Filho, formaram uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros , que resultou em um documentário coproduzido por Almir e Paulo Simões.

Em 1988, foi escolhido por unaminidade pela crítica para participar da abertura do Free Jazz Festival em 1989, ao lado de nomes sagrados da música mundial. Nos anos 90, Almir também ganhou dois prêmios Sharp, com as canções "Moura" (instrumental) e "Tocando em Frente". Também obteve grande destaque como ator nas novelas: Pantanal (1990), Ana Raio e Zé Trovão (1991), O Rei do Gado (1996) e Bicho do Mato (2006).

Nenhum comentário: