sexta-feira, 23 de março de 2012

Biblioteca Municipal de Americana volta a funcionar aos sábados


A Biblioteca Municipal de Americana volta, a partir de 24 de março, a abrir aos sábados, das 9h às 13h. A instituição já abre de segunda a sexta, das 9h às 18h. A biblioteca fica na Praça Comendador Müller, centro da cidade, telefone (19) 3461-9157.

As primeiras décadas de funcionamento foram marcadas pelo crescimento tímido do acervo, várias mudanças de endereço e dificuldade de organização. Na década de 80, a biblioteca ganhou sua morada tradicional, o histórico prédio do antigo grupo escolar Dr. Heitor Penteado, na Praça Comendador Müller, dividindo espaço com o Museu de Arte Contemporânea, que hoje está instalado no Centro de Cultura e Lazer, CCL. O público e o acervo cresceram consideravelmente.

Nos anos 90, os estudantes de ensino fundamental e médio descobriram as vantagens de utilizar o acervo e os serviços da Biblioteca Municipal. Antes da internet, o auxílio à pesquisa era garantia de informações importantes para os trabalhos escolares.

Atualmente, o perfil do público mudou. Americana ganhou mais cursos superiores e os usuários exigem acervos especializados e diversificados, além de cobrarem os últimos lançamentos de best-sellers e periódicos informativos. “E a biblioteca trabalha para atender e satisfazer esta demanda”, disse o orientador cultural da Biblioteca Municipal, Leonardo Luciano.

Na biblioteca, o usuário pode ter acesso aos seguintes serviços: consulta local, empréstimo, fotocópia, acesso à Internet, espaço de exposições, sala de eventos, visitas monitoradas, exibições de filmes, feira de troca de livros e bookcrossing, no projeto "Livro no Ponto". O acervo abrange literatura, assuntos gerais, "sabrinas", infanto-juvenil, revistas, jornais, recortes de jornais, folhetos, gibis e mangás, num total de mais de 150 mil itens. O cadastro de associado é gratuito e permitido aos residentes em Americana, Santa Bárbara d Oeste e Nova Odessa. Para efetivar o cadastro, basta levar documento de identidade (RG) e comprovante de endereço nominal.

Na biblioteca, o usuário encontra:
Livros, quadrinhos, revistas e jornais. Salas de leitura e estudo, individual e em grupo. Espaço infantil. Computadores com acesso gratuito à internet. Local para exposições e eventos.

Você pode: ler e consultar o acervo de mais de 170 mil itens. Emprestar livros. Conhecer obras clássicas e lançamentos da literatura nacional e internacional. Ler os jornais do dia e as revistas do mês e da semana. Ver as exposições e participar de oficinas, cursos e eventos.

Biblioteca Pública Municipal de Americana “Profª Jandyra Basseto Pântano”
Praça Comendador Müller, n.º 172 – Centro
Americana – SP – CEP 13465-289

Nenhum comentário: