quinta-feira, 29 de março de 2012

COMEN abre inscrições para curso do DENARC


O Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN) de Americana abre, neste domingo (1º/4), as inscrições para os interessados em participar do “Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas”. O curso será ministrado de 14 a 18 de maio, pelo Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (DENARC). As inscrições podem ser feitas a partir deste domingo pelo site www.americana.sp.gov.br/comen

O curso será realizado gratuitamente no horário das 13 às 17 horas, no auditório Vermelho do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Maria Auxiliadora, Parque Universitário. As inscrições também podem ser feitas no COMEN, pelo telefone (19)3471-9800.

Cidade Jardim recebe Elizabeth Savalla nesta quinta-feira




O espetáculo AMADAS - Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas, com a atriz Elizabeth Savalla, é atração desta quinta-feira (29), na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim, às 20h, com entrada franca. A realização é da Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A peça estreou ontem (quarta-feira), à noite, na Praça da Fraternidade que, mesmo com o frio, recebeu um bom público. Na sexta, Elizabeth Savalla estará na Praia Azul. No sábado, na Praça Comendador Müller, e a última apresentação, no dia 1º de abril (domingo), está marcada para acontecer na Praça Lino Duzzi, no Zanaga. No total, a atriz fará, gratuitamente, cinco apresentações na cidade.

O espetáculo faz parte do projeto da atriz que se chama Teatro de Graça na Praça. Em 2010, com realização da Secretaria de Cultura e Turismo, ela trouxe para Americana a peça Friziléia. Nas apresentações pelos bairros da cidade, Friziléia reuniu um público de cerca de 10 mil pessoas. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo, o projeto Teatro de Graça na Praça vem coroar as ações da Prefeitura em levar cultura aos bairros. “Temos implantado vários projetos para popularizar a cultura, como o Fazendo Arte, e o Teatro de Graça na Praça vem coroar nossas ações neste sentido”.

Através de um humor histriônico e contagiante, o espetáculo coloca em discussão algumas das questões mais importantes sobre a condição da mulher moderna. O texto enfoca a via-crúcis de uma mulher que chega à meia idade pressionada pelas demandas de uma sociedade cada vez mais materialista e superficial.

A protagonista expõe em uma reunião da AMADAS suas inseguranças e angústias geradas pela impossibilidade de conservar o visual e um comportamento típico a essa altura da vida. Com efeito, a camada social onde a protagonista se movimenta vive de aparências e está sempre pronta a condenar quem não cultiva essa imagem à custa de academias, salões de estética, cirurgias, botox, silicone e etc.

“AMADAS faz parte de nossa política cultural de estar aproximando o teatro da população de nossos bairros. Essa iniciativa mostra que a Secretaria de Cultura democratiza suas ações possibilitando uma ampla participação. São exposições, mostras, oficinas, shows, teatro, dança, tudo de graça para os nossos cidadãos”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente de Nardo.

Serviço
Peça – “AMADAS” , com Elizabeth Savala – entrada franca
29/3 - 20h - Cidade Jardim – Praça Oscar Ignácio de Souza
30/3 – 20h – Praia Azul – Praça ao lado da Orla
31/3 – 20h – Praça Comendador Müller
01/4 – 20h – Zanaga – Praça Lino Duzzi

quarta-feira, 28 de março de 2012

2ª Semana da Juventude começa com palestras e eventos sociais




A Prefeitura de Americana iniciou ontem, 27 de março, a 2ª Semana da Juventude no município. A abertura foi realizada no auditório da UNISAL com a presença do professor Jairo Poeta e do integrante do grupo Inquérito, Renan. Os dois palestrantes falaram um pouco sobre poesias da juventude e também lutas da classe, através de redes sociais, e do livro #PoucasPalavras.

Carlos Martins, diretor da Juventude, agradeceu a todos pela presença e salientou a importância de buscar melhorias para a juventude de Americana. “Buscamos aproximar a juventude do poder público, queremos agregar em Americana. É importante que todos se manifestem, mostrem o que falta no município, o que precisamos melhorar. Tudo tem o objetivo final de debater e levantar as necessidades dos jovens”, disse.

Representando o prefeito de Americana, Diego De Nadai, o secretário de Segurança Pública, Adinei Brochi, prestigiou a abertura. “Nossa cidade é administrada por um grupo de pessoas jovens, como vocês. O prefeito é jovem, foi vereador com a idade de muitos de vocês aqui presentes. Lutem, demonstrem suas opiniões, se aproximem, contestem, protestem e cobrem melhorias para a juventude de Americana”, disse o secretário.

Estiverem presentes na abertura o presidente do Conselho Municipal da Juventude, James Stive Ribeiro, o diretor do DAE, Rumoaldo José Kokol, representantes da Delegacia de Ensino e Deivid Silva, presidente do Conselho Municipal de Juventude de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, além de alunos da UNISAL e servidores municipais.

Educação e Diversidade Sexual
450 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo participaram hoje de uma palestra com o tema educação e diversidade sexual. Os palestrantes, Thiago Duque (escritor) e Cristina Ticianelli (psicóloga da Secretaria de Saúde), explanaram sobre diversos assuntos e, entre eles, a diferença entre sexualidade e sexo e também o respeito pelas diversas orientações sexuais.

“O primeiro dia foi muito bacana, os palestrantes falaram abertamente sobre ambos os assuntos e, pela reação do público, tenho certeza que foi um sucesso. Mais palestras e eventos serão realizados até o dia 7 de abril”, disse o diretor da Juventude, Carlos Martins.

Confira a programação completa da semana no site da unidade, www.juventude.americana.sp.gov.br.

Lançamento da FEFRAM será neste sábado com jantar dançante e Banda Transa Musical



Com animação da Banda Transa Musical, de São Paulo, será lançada neste sábado (31/3) a 41ª Feira da Fraternidade de Americana, com apoio da Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade. O jantar será realizado no Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI), e os convites podem ser adquiridos ao preço de R$ 35,00.

A FEFRAM será realizada de 11 a 15 de abril, no CIVI. A entrada é gratuita. A feira contempla 30 entidades assistenciais da cidade, que vendem e expõem seus produtos durante o evento. Este ano, a atração principal será o show com o cantor Benito Di Paula, no dia 14 de abril, às 21 horas, no CIVI.

Várias atrações foram programadas durante a feira. Na quinta-feira (12/4), às 20 horas, será realizado o “Show de Coração pra Coração”, com canções do rei “Roberto Carlos”, interpretadas por cantores da cidade. Na sexta-feira (13/4), às 19 horas, haverá o baile com o Trio Virgulino e, no sábado (14/4), às 19 horas, show com o grupo Samba di Cumádi, de São Carlos.

A abertura da feira acontece dia 11, às 18h30, com a presença de convidados e autoridades. 

- 11/4 - Quarta-feira
18h30 - Apresentação de trechos do “Show Relíquias”, direção de Val Nascimento, com o Coral da Terceira Idade “Cantando a Vida” e músicos e cantores de Americana
19h - Banda Municipal de Americana Monsenhor Nazareno Maggi
19h30 - Solenidade de Abertura, com apresentação do Tiro de Guerra e autoridades


A HORA DO PLANETA. PARTICIPEM!!!


Participe da HORA DO PLANETA



O QUE É?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

QUANDO?
Sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2012.

ONDE?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Agora em 2012 contamos com você.



Eco-Fest Brasil



Eco-Fest Brasil é um festival de apresentações Musicais e Stand-up's Ambientais!
Toda energia elétrica do festival será gerada por "Bicicletas" e "Placas Solares", a idéia é estarmos em sintonia com a "Hora do Planeta" quando diversas partes do mundo desligam seus aparelhos elétricos e luzes durante 1 hora no dia 31 das 20h30 ás 21h30...Esse ano faremos 2 dias de uma grande festa e estaremos transmitindo "ao vivo pela internet" todos acontecimentos! O palco do ECO-FEST estará disponivel para todo tipo de manifestação cultural e estilo musical! Vamos nos conhecer e curtir esses momentos no lugar mais bonito de Americana.!

Elizabeth Savalla abre AMADAS na Praça da Fraternidade




A atriz Elizabeth Savalla apresenta seu espetáculo ““AMADAS - Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas”, na Praça da Fraternidade, no bairro Jardim da Paz, nesta quarta-feira (28/3), às 20h, com entrada franca. A realização é da Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A peça com Elizabeth Savalla terá cinco apresentações gratuitas na cidade até o dia 1 de abril, sempre às 20h. A peça será mostrada na Praça da Fraternidade, Cidade Jardim, Praia Azul, Praça Comendador Müller e Zanaga.

O espetáculo faz parte do projeto da atriz que se chama “Teatro de Graça na Praça”. Em 2010, com realização da Secretaria de Cultura e Turismo, ela trouxe para Americana a peça “Friziléia”. Nas apresentações pelos bairros da cidade, “Friziléia” reuniu um público de cerca de 10 mil pessoas. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo, o projeto Teatro de Graça na Praça vem coroar as ações da Prefeitura em levar cultura aos bairros. “Temos implantado vários projetos para popularizar a cultura como o Fazendo Arte, e o Teatro de Graça na Praça vem coroar nossas ações neste sentido”.

Através de um humor histriônico e contagiante, o espetáculo coloca em discussão algumas das questões mais importantes sobre a condição da mulher moderna: o texto enfoca a via-crucis de uma mulher que chega à meia idade pressionada pelas demandas de uma sociedade cada vez mais materialista e superficial. 

A protagonista expõe em uma reunião da AMADAS suas inseguranças e angústias geradas pela impossibilidade de conservar o visual e um comportamento típicos a essa altura da vida. Com efeito, a camada social onde a protagonista se movimenta vive de aparências e está sempre pronta a condenar quem não cultiva essa imagem à custa de academias, salões de estética, cirurgias, botox, silicone e etc. 

“AMADAS faz parte de nossa política cultural de estar aproximando o teatro da população de nossos bairros. Essa iniciativa mostra que a Secretaria de Cultura democratiza suas ações possibilitando uma ampla participação. São exposições, mostras, oficinas, shows, teatro, dança, tudo de graça para os nossos cidadãos”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente de Nardo. 

Serviço 
Peça – “AMADAS” , com Elizabeth Savalla – entrada franca 
- Dia 28/3 – 20h – Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz
- 29/3 - 20h - Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim
- 30/3 – 20h – Praça ao lado da orla, na Praia Azul 
- 31/3 – 20h – Praça Comendador Müller, no Centro 
- 01/4 – 20h – Praça Lino Duzzi, no Zanaga.


DAVID APOLINÁRIO HUMOR STAND UP

Sexta 30/03 -  20:00 hrs
Teatro Manoel Lyra , R João XXIII, 61 centro - Fone: (19)3464-9424

Diferenciando-se dos tradicionais shows de humor onde são contadas piadas e anedotas, língua de trapo Stand-up apresenta um show baseado em observações hilárias sobre a vida. Os textos são de autoria do próprio humorista e 100% originais.
No espetáculo “Stand up Língua de Trapo” , David Apolinário fala sobre assuntos do cotidiano, histórias vivenciadas em sua trajetória e promete tirar muitas risadas do público.

Você é nosso convidado especia.

INGRESSO: R$ 20.00 inteira
R$ 15.00 antecipado
R$ 10.00 meia

INFORMAÇÃO: 19-9829-6676
11-7099-2400

segunda-feira, 26 de março de 2012

CineClube Estação Dia 27/03





Filme: ''O Xangô de Baker Street'' 
Horário: 20h 
Local: Estação Cultura Americana 

pipoca e refrigerante gratuitos 

Sorteio de um par de cortesia para o Stand Up Língua de Trapo



Sorteio de um par de ingressos para o Stand Up Língua de Trapo será realizado dia 29 de março às 15h

O Stand Up será realizado no dia 30 de março (Sexta-feira) às 20h00
Local: Teatro Municipal de Santa Barbara d' Oeste - Manoel Lyra

Fiquem ligados em nosso Facebook , por la iremos fazer o sorteio
Link do nosso Facebook Clique Aqui 

Obs: para ganhar é necessario estar curtindo nossa Fan Page !
Link da nossa Fan Page Clique Aqui 

Café Caipira com Almir Sater reúne cerca de 10 mil pessoas




Um público de cerca de 10 mil pessoas acompanhou o show do cantor e compositor Almir Sater, que abriu a temporada 2012 do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Café Caipira”, no último domingo, dia 25 de março, no novo espaço, no terreno ao lado da Casa de Cultura Hermann Müler Carioba. O prefeito Diego De Nadai prestigiou a festa.

“Fico muito feliz em poder proporcionar um evento de sucesso como esse e, ainda mais, em ver pessoas de outras cidades nos prestigiando. Além de Americana temos pessoas de Jundiaí, Piracicaba, Minas Gerais, São Paulo e muitas outras cidades. Obrigado pela presença de todos vocês e, em breve, o Café Caipira terá outros grandes shows”, disse Diego.

“O show do Almir Sater foi um sucesso. Foi um grande evento, um público recorde até o momento para este projeto, que no ano passado, em todas suas edições, juntou 26 mil pessoas”, revelou o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo. “Este é um projeto que surgiu tímido em 24 de maio de 2009 no encerramento do Fórum Municipal de Cultura”, lembrou José Vicente.

Prefeito Diego de Nadai, Almir Sater, Secretario de Cultura José Vicente De Nardo


“O novo espaço que organizamos, ao lado da Casa de Cultura, e a estrutura foram aprovados. O local é bom e poderá abrigar grandes eventos da Prefeitura”, disse José Vicente. O Café Caipira, que tem patrocínio da Suzano Papel e Celulose, de Abril volta a Casa Hermann Müller Carioba.

Almir Sater, que durante o show apresentou em seu repertório os sucessos de sua carreira, é um exímio violeiro, compositor, cantor e instrumentista, nascido em Campo Grande, MS ,e,que desde os 12 anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza.

Com 30 anos de carreira e 10 discos solos gravados, sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos: Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões, o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e o fotógrafo Raimundo Alves Filho, formaram uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros, da qual resultou um documentário co-produzido por Almir e Paulo Simões.

Em 1988 foi escolhido pela crítica para participar da abertura do Free Jazz Festival em 1989 ao lado de nomes sagrados da música mundial. Nos anos 90, Almir também ganhou dois prêmios Sharp, com as canções: "Moura" (instrumental) e "Tocando em Frente". Também obteve grande destaque como ator nas novelas: Pantanal (1990), Ana Raio e Zé Trovão (1991), O Rei do Gado (1996) e Bicho do Mato (2006).

 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Setransv monitora trânsito na Avenida Brasil com semáforos desligados




Devido a uma pane na rede elétrica, os semáforos instalados no cruzamento entre a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Brasil estão desligados.

Como medida de segurança, desde às 6 horas de hoje (23), a Setransv - Secretaria de Transportes e Sistema Viário – interditou o cruzamento. A CPFL está fazendo a manutenção na rede, mas ainda não há previsão para o retorno dos semáforos.
Procure rotas alternativas 

Contra a dengue, Americana participa da Semana Estadual de Mobilização


De 26 a 30 de março, será realizada a Semana Estadual de Comunicação e Mobilização contra a dengue, e Americana vai participar com ações de eliminação de criadouros e pedágios educativos com orientações que acontecerão das 8h30 às 16 horas.

As atividades, que envolverão 22 agentes de controle de vetor e de promoção em saúde do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), começam na próxima segunda-feira (26) com arrastão e remoção de criadouros no Jardim Alvorada, Cordenonsi, Nova Americana e Vila Gallo. Essas ações se estendem até a quinta-feira (29). No dia 30, um pedágio educativo acontece nos principais cruzamentos da cidade. Haverá orientações sobre como combater a dengue e distribuição de folders.

O pedágio educativo estará das 8h30 às 16 horas na Rua Rui Barbosa; no cruzamento da Rua Florindo Cibin com a Av. Campos Sales; em frente ao Paço Municipal, na Avenida Brasil; e na Avenida De Cillo, próximo à escola estadual.

“Na Semana de mobilização estaremos também dando continuidade às ações de bloqueio de criadouros, arrastões, busca ativa de novos casos positivos e nebulização”, disse a coordenadora do PMCD, Selma Coelho.

Americana possui 15 casos positivos de dengue. As pessoas que identificarem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti devem formalizar o pedido de vistoria no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), pelo número 3475-9024 ou através do e-mail sac@americana.sp.gov.br.

Chico Anysio morre aos 80 anos



Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.


A Estação Cultura Americana posta seu voto de LUTO a família de Chico Anysio.
Sentimos Muito , uma perda muito grande para nós Brasileiros.

2ª Semana da Juventude será realizada na próxima semana




A Prefeitura de Americana, através da Unidade de Juventude, já fechou a programação da 2ª Semana da Juventude, que será realizada na próxima semana. Com diversas palestras, atrações culturais e festas, o evento promete atrair mais de cinco mil jovens de Americana e região.

O objetivo da Semana da Juventude é pontuar as necessidades e os desejos da juventude do município. A Semana da Juventude foi criada pela lei 5.113, em 23 de novembro de 2010, e prevê a realização sempre na última semana de março de cada ano.

#Rolê da Juventude
22/03 - quinta-feira
Festa de pré-lançamento no NoCanto Bar
Atrações: Dj Double C | Banda Pop Mind
Horário: 22 horas
Entrada: Retirada de VIPS na Unidade de Juventude

27/03 - terça-feira
Abertura oficial da 2ª Semana da Juventude
Atração: Renan Inquérito & Jairo Poeta das Ruas
Local: UNISAL (Campus Dom Bosco, Rua Dom Bosco nº100)
Horário: 19 horas
Entrada: Gratuito

# Rolê da Juventude - Terça Universitária
Reach Club (Av. Paulista, 227)
Atração: Otávio e Raphael + Dj
Horário: 23 horas
Entrada: 1 lata ou pacote de leite em pó (limitados)

28/03 quarta-feira
Público: Alunos do 1º ano Ensino Médio
Palestra: Educação & Diversidade Sexual
Palestrante: Thiago Duque (escritor) e Drª Cristina Ticianelli (médica - Secretaria de Saúde)
Local: Colégio Objetivo
Horário: 8 horas
Entrada: Gratuito

Palestra: Mercado de Trabalho & T.I (Tecnologia da Informação)
Local: UNISAL Campus Dom Bosco (Rua Dom Bosco, 100)
Palestrante: A definir
Horário: 19 horas
Entrada: Gratuito

29/03 - quinta-feira
Público: Alunos do 2º ano do Ensino Médio
Palestra: Cinema, Produção e Fotografia
Palestrante: A definir
Local: Colégio Objetivo
Horário: 7 horas
Entrada: Gratuito

Palestra: Tecnologia da Informação & Redes Socias
Local: FAM
Palestrante: Fábio Fonçati (Lampejos) e Celebridades das Redes Sociais
Horário: 19 horas
Entrada: Gratuito

# Rolê da Juventude
Sertanejo Universitário
Local: West Bar (Gonçalves Dias, 1395)
Atração: A definir
Horário: 23 horas
Entrada: 1 lata de leite em pó (limitados)

30/03 - sexta-feira
Público: Alunos do 3º ano do Ensino Médio
Palestra: Movimento Social e Estudantil / Políticas Públicas para a Juventude
Palestrante: Augusto Chagas (Ex-Presidente da UNE) e Nicoly Mendes (Presidente da UPES)
Local: Colégio Objetivo
Horário: 8 horas
Entrada: Gratuito

#Rolê da Juventude
Festa Black Connection
Sunny Bar (SP 304 - Luiz de Queiroz / Rua : Luis Carlos Meneghel n° 07)
Atrações: Deejay Double C, Dj Rodrigo e Convidados
Doação de parte da renda para o Fundo Social de Solidariedade

31/03 - sábado
Hora do Planeta - Ação Ambiental
Local: Praia dos Namorados
Horário: 14 horas
Entrada: Gratuito

# Rolê da Juventude
B-Day
Local: Madero Eventos (Via Anhanguera, Km 125)
Horário: 23 horas
Entrada: 2 pacotes ou latas de leite em pó (limitados)

07/04 - sábado
#Rolê da Juventude
Encerramento
Atrações: A Família + Dinastia + Ressurreição + M.O.DI + Dj Dentinho
Local: Praça da Fraternidade (Jardim da Paz)
Horário: 14 horas
Entrada: Gratuita

Prefeitura promove teatro nos bairros com Elisabeth Savala


A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta a atriz Elizabeth Savala no espetáculo “AMADAS - Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas” em cinco apresentações gratuitas na cidade, a partir do dia 28 de março, sempre às 20h. A peça será mostrada na Praça da Fraternidade, Cidade Jardim, Praia Azul, Praça Comendador Müller e Zanaga.

O espetáculo faz parte do projeto da atriz que se chama “Teatro de Graça na Praça”. Em 2010, com realização da Secretaria de Cultura e Turismo, ela trouxe para Americana a peça “Friziléia”. Nas apresentações pelos bairros da cidade, “Friziléia” reuniu um público de cerca de 10 mil pessoas. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo, o projeto Teatro de Graça na Praça vem coroar as ações da Prefeitura em levar cultura aos bairros. “Temos implantado vários projetos para popularizar a cultura, como o Fazendo Arte, e o Teatro de Graça na Praça vem coroar nossas ações neste sentido”.

Através de um humor histriônico e contagiante, o espetáculo coloca em discussão algumas das questões mais importantes sobre a condição da mulher moderna: o texto enfoca a via crucis de uma mulher que chega à meia-idade pressionada pelas demandas de uma sociedade cada vez mais materialista e superficial.

A protagonista expõe, em uma reunião da AMADAS, suas inseguranças e angústias geradas pela impossibilidade de conservar o visual e um comportamento típicos a essa altura da vida. Com efeito, a camada social onde a protagonista se movimenta vive de aparências e está sempre pronta a condenar quem não cultiva essa imagem à custa de academias, salões de estética, cirurgias, botox, silicone e etc.

“AMADAS faz parte de nossa política cultural de estar aproximando o teatro da população de nossos bairros. Essa iniciativa mostra que a Secretaria de Cultura democratiza suas ações possibilitando uma ampla participação. São exposições, mostras, oficinas, shows, teatro, dança, tudo de graça para os nossos cidadãos”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente de Nardo.

Serviço
Peça – “AMADAS” , com Elizabeth Savala – entrada franca
Dia 28/3 – 20h – Praça da Fraternidade
29/3 - 20h - Cidade Jardim
30/3 – 20h – Praia Azul
31/3 – 20h – Praça Comendador Müller
01/4 – 20h – Zanaga – Praça Lino Duzzi


Educadores da Prefeitura participam de workshop no SENAC


O trio gestor da Secretaria Municipal de Educação, formado por pedagogos, diretores e assistentes de direção, participou ontem, 21, junto com as supervisoras da SEDUC, do evento organizado pelo SENAC – Americana, “Sala dos Educadores”, com a palestra “Metodologias de Aprendizagem”, proferida pelo professor de ética e valores da Universidade de São Paulo – USP - e consultor educacional do SENAC, Mario Augusto Valle.

De forma descontraída, o palestrante interagiu o tempo todo com a plateia presente, formada por cerca de 110 gestores e convidados da instituição. Ele questionou os participantes sobre a necessidade de uma mudança de postura sobre o mundo educacional e o do trabalho. Para ele essas duas vertentes do conhecimento devem andar de mãos dadas. Aplicou dinâmicas de questionamentos e planejamento de atividades com exemplos e metodologias aplicados em salas de aula, associando a realidade educacional a valores e ética.

Professor Mario afirmou que cabe aos educadores conhecer conceitos e princípios das ciências da aprendizagem. “Temos que considerar conhecimentos e teorias como insumos e não como preocupação exclusiva da ação docente, planejar e desenvolver projetos em equipe e considerar o conhecimento prévio dos alunos”.

O Sala de Educadores é um encontro mensal que busca uma reflexão sobre o papel do educador e já funciona em outras unidades do Senac. “Acho esse tipo de iniciativa muito válida, sempre que formos convidados estaremos lá”, afirmou o secretário de Educação, Luciano Correa.

Biblioteca Municipal de Americana volta a funcionar aos sábados


A Biblioteca Municipal de Americana volta, a partir de 24 de março, a abrir aos sábados, das 9h às 13h. A instituição já abre de segunda a sexta, das 9h às 18h. A biblioteca fica na Praça Comendador Müller, centro da cidade, telefone (19) 3461-9157.

As primeiras décadas de funcionamento foram marcadas pelo crescimento tímido do acervo, várias mudanças de endereço e dificuldade de organização. Na década de 80, a biblioteca ganhou sua morada tradicional, o histórico prédio do antigo grupo escolar Dr. Heitor Penteado, na Praça Comendador Müller, dividindo espaço com o Museu de Arte Contemporânea, que hoje está instalado no Centro de Cultura e Lazer, CCL. O público e o acervo cresceram consideravelmente.

Nos anos 90, os estudantes de ensino fundamental e médio descobriram as vantagens de utilizar o acervo e os serviços da Biblioteca Municipal. Antes da internet, o auxílio à pesquisa era garantia de informações importantes para os trabalhos escolares.

Atualmente, o perfil do público mudou. Americana ganhou mais cursos superiores e os usuários exigem acervos especializados e diversificados, além de cobrarem os últimos lançamentos de best-sellers e periódicos informativos. “E a biblioteca trabalha para atender e satisfazer esta demanda”, disse o orientador cultural da Biblioteca Municipal, Leonardo Luciano.

Na biblioteca, o usuário pode ter acesso aos seguintes serviços: consulta local, empréstimo, fotocópia, acesso à Internet, espaço de exposições, sala de eventos, visitas monitoradas, exibições de filmes, feira de troca de livros e bookcrossing, no projeto "Livro no Ponto". O acervo abrange literatura, assuntos gerais, "sabrinas", infanto-juvenil, revistas, jornais, recortes de jornais, folhetos, gibis e mangás, num total de mais de 150 mil itens. O cadastro de associado é gratuito e permitido aos residentes em Americana, Santa Bárbara d Oeste e Nova Odessa. Para efetivar o cadastro, basta levar documento de identidade (RG) e comprovante de endereço nominal.

Na biblioteca, o usuário encontra:
Livros, quadrinhos, revistas e jornais. Salas de leitura e estudo, individual e em grupo. Espaço infantil. Computadores com acesso gratuito à internet. Local para exposições e eventos.

Você pode: ler e consultar o acervo de mais de 170 mil itens. Emprestar livros. Conhecer obras clássicas e lançamentos da literatura nacional e internacional. Ler os jornais do dia e as revistas do mês e da semana. Ver as exposições e participar de oficinas, cursos e eventos.

Biblioteca Pública Municipal de Americana “Profª Jandyra Basseto Pântano”
Praça Comendador Müller, n.º 172 – Centro
Americana – SP – CEP 13465-289

quarta-feira, 21 de março de 2012

Fazendo Arte


O projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, “Fazendo Arte”, continua com inscrições abertas para diversos cursos em 16 modalidades, que estão divididos em polos pelas regiões de Americana. As oficinas, gratuitas e com coordenação pedagógica, disponibilizarão quatro segmentos: artes visuais, dança, música e teatro. Já estão cadastradas 1.500 pessoas nos diversos polos.
Os objetivos do projeto são fomentar o valor da vida e a consciência do cidadão por meio da arte e suas diversas formas de expressão; despertar em cada cidadão a capacidade de se desenvolver artisticamente e em grupo, aumentando a sociabilidade, a disciplina e o respeito ao próximo e à cidade, com o intuito de melhorar sua qualidade de vida; trabalhar as modalidades de forma interdisciplinar para que os alunos entendam as demais, estimulando o seu desenvolvimento com respeito. Ao todo, o projeto conta com mais de 20 colaboradores, entre monitores e coordenadores.
“A Secretaria de Cultura e Turismo se propõe levar arte para todos os pontos da cidade. O projeto busca levar arte à população como inclusão social, melhorando sua autoestima, segurança, autoconfiança e o convívio interdisciplinar com grupos diversos, respeitando a assimilação e a capacidade de cada um. As oficinas serão desenvolvidas com metodologia pré-estabelecida e programação didática, coordenada com supervisão pedagógica, coordenação de área e coordenação geral”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.
Para a modalidade artes visuais são oferecidas oficinas de pintura em tela, desenho artístico, fotografia, artesanato, grafite e vídeo. Para o segmento dança: dança circular, dança de rua, dança de salão, dança do ventre, hip hop e balé. Para a área de música: canto popular; percussão, violão, viola caipira. Para teatro: circo, contação de histórias, teatro adulto, teatro de bonecos e teatro infantil.
As oficinas serão realizadas anualmente com conteúdo programático em módulos trimestrais, cronograma de aplicação e metodologia pré-estabelecidos visando um trabalho contínuo e evolutivo. Durante todo o ano, serão realizadas apresentações em formato de sarau, unindo todas as modalidades com pequenas apresentações, ora individuais, ora interdisciplinares, conforme o decorrer das oficinas.

Mesatenista de Americana é bronze na Copa do Brasil



A equipe de tênis de mesa da Secretaria de Esportes de Americana obteve ótimos resultados na Copa do Brasil, evento organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. A competição foi disputada entre os dias 15 e 18 de março na Arena da Baixada, em Santos.

A Copa do Brasil teve a participação de 300 atletas divididos em diversas categorias. Vários representantes de Americana terminaram a competição entre os oito melhores. O principal destaque foi o jovem Luis Gallo, 14 anos, que conquistou a medalha de bronze na categoria Rating.

“O Luis é um atleta que está há apenas três anos treinando na equipe e vem crescendo muito. Desde o início do ano, ele vem jogando regularmente os torneios, sendo o destaque na Liga Regional e na Copa do Brasil”, destacou o treinador americanense, Maurel Luchiari.

A experiente mesatenista Nathalia Barreira fechou a competição na quinta colocação da categoria Absoluto Feminino, mesmo resultado obtido pelo atleta João Largueza na categoria Absoluto Masculino. Renan Bortoleto e Arthur Martines terminaram entre os oito melhores de suas categorias.

Sem muito tempo de descanso, a equipe americanense se prepara para mais uma etapa da Liga Regional de Tênis de Mesa, que acontecerá neste domingo (25/3), no município de Itatiba.

Secretaria de Meio Ambiente promove ato ecológico na Casa da Criança Aracy


Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) estiveram na Casa da Criança Aracy, localizada no Jardim São Jerônimo, durante a manhã de quarta-feira (21/03), para promover um ato ecológico que envolveu o plantio de mudas de árvores, entre elas uma espécie de Pau-Brasil, distribuição de sacolas ecológicas, além de orientação didática sobre meio ambiente aos alunos.

A SMA é solicitada constantemente para realizar este tipo de ação nas escolas do município. “Um dos maiores objetivos da secretaria é justamente trabalhar a educação ambiental para toda a sociedade, principalmente para as novas gerações, que podem aprender a valorizar o meio ambiente desde pequeno, cobrando posteriormente da sua família atitudes condizentes à questão”, comentou Jonas Santarosa, secretário de Meio Ambiente.


Secretaria de Meio Ambiente promoverá curso de pesca esportiva


A Secretaria de Meio Ambiente de Americana promoverá um curso de pesca esportiva para frequentadores da Represa do Salto Grande. A ideia é oferecer uma atividade econômica paralela aos profissionais da pesca, já que com a evolução da qualidade da água local há um potencial turístico a ser explorado. “Vamos, em conjunto com a Turconsultoria, oferecer uma atividade diferenciada para pescadores que frequentam a Represa do Salto Grande, ou seja, eles poderão oferecer aos turistas, após a realização do curso, a oportunidade de pesca esportiva, recebendo por isso sem agredir o meio ambiente” classificou Jonas Santarosa, secretário de Meio Ambiente.

O treinamento deve acontecer em breve. A consultoria responsável pelo curso já capacitou pescadores de mais de 160 cidades brasileiras. Jonas e o representante da consultoria conversaram com alguns pescadores da Praia Azul na tarde de terça-feira (20/03), apresentando a proposta e iniciando a inscrição para o curso.

terça-feira, 20 de março de 2012

Americana fatura seis títulos na abertura da Copa Regional de BMX


Os pilotos do Americana Bicicross Clube (ABC) começaram a temporada a todo vapor. Na abertura da Copa Regional, os atletas conquistaram seis títulos individuais, além de garantir a vice-liderança por equipe, na competição disputada no domingo (18/3) no município de Paulínia.
 A 1ª etapa contou com a participação de 346 pilotos, de nove cidades, que disputaram 57 baterias em 26 categorias. Americana sagrou-se campeã em seis categorias com os bikers Vitor Sega (Novatos- 07/08 anos), Alexandre Barbosa (Novatos- 11/12 anos), Felipe Laurindo (Especial B), Ademir da Silva (Cruiser- 50 anos), Vitor Marotta (Expert- 11/12 anos) e André Fassina (Junior Men).
 Os americanenses dominaram a prova da categoria Especial B. Além do título conquistado por Laurindo, Americana completou o pódio com Jonny da Silva, vice-campeão, e Mauro Tomé, que ficou em terceiro. Na Especial A, Alexandre Candido ficou em segundo lugar e Herbert Amansio foi o terceiro colocado. O jovem Rodrigo Reami ficou vice-campeão da categoria Novatos- 05/06 anos.
 Olimpio Bernardes (Cruiser- 50 anos), Leonardo Zavagli (Expert- 11/12 anos), Leandro Zavagli (Elite Master), Caroline Amazonas (Feminino- 10 anos) e Agatha Galvão (Feminino- 11/16 anos) foram vice-campeões. Subiram ao pódio com a terceira posição: Luiz Favero (Cruiser- 15/16 anos), Ubiratan Cunha (Cruiser- 30/39 anos), João Megetto (MTB Open) e Raiane de Souza (Feminino- 11/16 anos).
 Com os resultados individuais, Americana ficou vice-campeã da etapa de abertura da Copa Regional de BMX somando 56 pontos. Paulínia vencedora em oito categorias foi a campeã com 78 pontos. O município de Cosmópolis ficou em terceiro lugar obtendo 49 pontos. A 2ª etapa acontecerá no dia 17 de junho, com local ainda indefinido.


Feira da Fraternidade ''FEFRAM''







O evento será realizado de 11 a 15 de abril
Local:  Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI)


Clique e leia a programação.



Americana - SOMA informa sobre as inscrições para o Processo Seletivo 2012.




Data: 26, 27, 28, 29 e 30 de março
Hora: 08h às 10h30
- Adolescentes nascidos em 1998
- Adolescentes nascidos entre julho e dezembro de 1997
- Deverão estar cursando o 9° ano do Ensino Fundamental
- Residir em Americana




Clique aqui e Saiba Mais
CineClube Estação
Terça 20/03 às 20hrs
Aqui na Estação Cultura Americana
com pipoca e refri grátis


Lançamento    1996
Gênero           Comédia

Sinopse           
La belle verte (Turista Espacial)
 "Com fina ironia e humor de qualidade, a história gira em torno de um planeta muito evoluído, em algum lugar do Universo, em que os habitantes vivem em plena harmonia.
De tempos em tempos, alguns partem para outros planetas. Entretanto, curiosamente ou não, há 200 anos ninguém mais quer ir ao Planeta Terra!
Um dia, por motivos pessoais, uma jovem mulher de 150 anos decide se tornar voluntária para a viagem."


 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Secretaria de Cultura abre exposição "De Peito Aberto"




A Secretaria de Cultura e Turismo abre a exposição “De Peito Aberto”, projeto do fotógrafo Hugo Lenzi e da jornalista Vera Golik, no próximo dia 22 de março, no CUCA (Centro de Universidade do Conhecimento de Americana). A mostra tem cerca de cinquenta painéis com retratos de 22 mulheres de todo o Brasil, com idades entre 27 e 62 anos. As fotos são em preto e branco e revelam imagens fortes de personagens que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama. A entrada é franca.

“De Peito Aberto” foi a única exposição a ser convidada a participar do Encontro de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis na sede da ONU, em Nova York, em setembro de 2011, seguido da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Com imagens inéditas, palestra e lançamento do livro, que revela sua experiência bem sucedida, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares e médicos de todo o país, que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. A exposição propõe verdadeiros depoimentos fotográficos nos quais são reveladas angústias e emoções afloradas durante todo o processo da doença: desde o diagnóstico, os medos e a vitória ao fim do tratamento.

A ideia do Projeto De Peito Aberto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer alguns meses depois”, conta Vera. Ao vivenciarem a batalha contra a doença e testemunharem a falta de humanismo presente no sistema de saúde, que afeta não apenas os pacientes, mas também os familiares e amigos durante as várias fases do longo tratamento, Vera e Hugo decidiram transformar a experiência vivida no Projeto De Peito Aberto, que inclui uma exposição fotográfica, palestras interativas e um livro – com o objetivo de transmitir força e esperança para todas as pessoas que trilham a mesma jornada.

De Peito Aberto tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. E realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a paciente torne-se agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana.

Desde que foi lançado em 2006, o Projeto é um sucesso de público, tendo sido exibido mais de 30 vezes nas maiores cidades brasileiras. As exposições e palestras receberam mais de três milhões de visitantes, e mais de dez milhões de pessoas foram impactadas pela sua cobertura de mídia.

Serviço
Exposição de “Peito Aberto” – de Vera Golik e Hugo Lenzi
De 22 de março a 30 de março.
Local: CUCA, Rua Anhanguera, 16, Centro, Americana
Telefone – 3461 4131
Horário da mostra – de segunda a sexta, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h.

Feira de animais acontece nesta quinta na Praça Comendador Müller


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana realiza nesta quinta-feira, dia 22 de março, uma feira de doação de animais. A ação acontece das 9 às 15 horas, na Praça Comendador Müller.

As pessoas interessadas em adotar animais terão a oportunidade de levar para a casa não só os filhotes, mas também cães e gatos adultos. “A cachorra que recentemente foi recolhida pelo CCZ devido aos maus tratos de um morador do Jardim Bertoni estará disponível para adoção. Ela é carinhosamente chamada pela equipe do CCZ por Vivi. Ela está bem. Passou por cirurgia e devido aos ferimentos, teve um olho retirado”, disse a fiscal do programa Bem-Estar animal, Vanessa Croci Perles.

Vanessa relembra que o trabalho do setor está voltado principalmente para a posse responsável. “Infelizmente nos deparamos ainda com pessoas que abandonam animais nas ruas, principalmente os filhotes, e que os maltratam. A feira serve justamente para garantir um novo lar para todos eles. Os animais vão para a casa microchipados e com a data da castração agendada”, informou a fiscal.

Além da Praça Comendador Müller, as pessoas interessadas em adotar cães e gatos podem procurar a sede do CCZ, que é um posto permanente de doação. Lá é possível encontrar também cães e gatos adultos. Lembrando que para adotar é necessário estar munido de CPF, RG e comprovante de residência.

O horário de atendimento do CCZ é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e o endereço é Avenida Heitor Siqueira, 1.520, na Praia Azul.

Americana recebe shows da Virada Cultural Paulista

Americana entrou definitivamente no calendário da Virada Cultural Paulista e receberá ao menos 11 shows – entre os dias 19 e 20 de maio. O secretário de Cultura, José Vicente De Nardo, e o deputado estadual Cauê Macris (PSDB) estiveram reunidos nesta quinta-feira (23), com o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, para discutir o assunto. Ainda em 2011, junto com Cauê e De Nardo, o deputado federal Vanderlei Macris e o prefeito Diego De Nadai já faziam gestões com o Governo do Estado, para que Americana fosse contemplada. Com a confirmação da inclusão de Americana, nos próximos dias será realizada uma reunião técnica com representantes das secretarias de Cultura de Americana e do Estado. No encontro será definida toda programação. Entre os 11 shows previstos, ao menos um deles será internacional. “Há grande possibilidade do show internacional em Americana ser do cantor Jimmy Cliff, mas ainda estamos finalizando a negociação”, afirmou Matarazzo.

Almir Sater abre o Café Caipira 2012

O cantor e compositor Almir Sater abre a temporada 2012 do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Café Caipira”, no dia 25 de março, a partir das 9h, nas imediações da Casa de Cultura Hermann Müller Carioba. A entrada é franca. Almir Sater é um exímio violeiro, compositor, cantor e instrumentista, nascido em Campo Grande, MS , e que desde os 12 anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza. Aos vinte anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu, tornando-se músico. Retornou a Campo Grande, onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico. Em 1979, já em São Paulo, iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno. Nessa época, gravou seu primeiro disco com as participações de Tetê, Alzira e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense. Seu estilo caracterizava-se pelo experimentalismo e sua música, descrita como folk , agregava uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas. Ele juntou o folk norte-americano com influências das culturas fronteiriças do seu Estado, como a música paraguaia e andina; e o resultado é único, ao mesmo tempo refletindo traços populares e eruditos. Com 30 anos de carreira e 10 discos solos gravados, sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos. Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões, o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e o fotógrafo Raimundo Alves Filho, formaram uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros , que resultou em um documentário coproduzido por Almir e Paulo Simões. Em 1988, foi escolhido por unaminidade pela crítica para participar da abertura do Free Jazz Festival em 1989, ao lado de nomes sagrados da música mundial. Nos anos 90, Almir também ganhou dois prêmios Sharp, com as canções "Moura" (instrumental) e "Tocando em Frente". Também obteve grande destaque como ator nas novelas: Pantanal (1990), Ana Raio e Zé Trovão (1991), O Rei do Gado (1996) e Bicho do Mato (2006).

FAN PAGE !!

Olá , nos estamos com uma Fan Page no Facebook , contamos com sua colaboração para promover a nossa pagina .. Nesta pagina será sorteados ingressos e cortesias para shows em Americana , CD's e muito mais ... www.facebook.com/pages/Esta%C3%A7%C3%A3o-Cultura-Americana/143041095760354?ref

sábado, 17 de março de 2012

Jorge Vercillo apresenta novo show em Americana


O cantor Jorge Vercillo estreia, em Americana, o show do seu mais novo CD “Como Diria Blavatsky”, dia 17 de março, no Clube dos Veteranos. O apoio é da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.

Já toca nas rádios de todo o Brasil a nova música do cantor, Sensível Demais, uma canção de amor, de autoria de Vercillo, que foi gravada pela primeira vez em 1998 pela dupla Chrystian & Ralf e, recentemente, por Maria Bethânia. Sensível Demais é o primeiro single do novo álbum do cantor.

Com este projeto, Jorge Vercillo inicia uma nova fase na sua carreira, ao lançar este novo álbum pelo seu próprio selo, Leve. O cantor e compositor também está no "ar" em Fina Estampa, novela das 21 horas da TV Globo, com a música Memória do Prazer, composta em parceria com a sua mulher Gabriela Vercillo. A canção, que tem a participação especial de Nina Jô, embala o casal Amália e Rafael, interpretado pelos atores Sophie Charlotte e Marco Pigossi.


SERVIÇO JORGE VERCILLO
Serviço: Jorge Vercillo
Local: Clube dos Veteranos
Dias: 17/03/2012
Horário: 21horas

Ingressos: R$ 60,00 mesa e R$ 40,00 pista
Pontos de Venda:Ótica Diniz / Radical Vest / Tívoli Shopping


sexta-feira, 16 de março de 2012

HOJE 16/03 Sorte de Cortesias para o Show do Jorge Vercillo

Hoje , logo mais as 15h30 será sorteado Dois pares de ingressos para o show do Jorge Vercillo junto com Max Viana 
Que será realizado Amanha dia 17/03 no clube Veteranos em Americana a partir das 21h 

Sorteio será através do Facebook da Estação!!! 
FIQUEM LIGADOS!! 


Almir Sater abre o Café Caipira 2012





O cantor e compositor Almir Sater abre a temporada 2012 do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Café Caipira”, no dia 25 de março, a partir das 9h, nas imediações da Casa de Cultura Hermann Müller Carioba. A entrada é franca.

Almir Sater é um exímio violeiro, compositor, cantor e instrumentista, nascido em Campo Grande, MS , e que desde os 12 anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza. Aos vinte anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu, tornando-se músico. Retornou a Campo Grande, onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico.

Em 1979, já em São Paulo, iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno. Nessa época, gravou seu primeiro disco com as participações de Tetê, Alzira e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.

Seu estilo caracterizava-se pelo experimentalismo e sua música, descrita como folk , agregava uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas. Ele juntou o folk norte-americano com influências das culturas fronteiriças do seu Estado, como a música paraguaia e andina; e o resultado é único, ao mesmo tempo refletindo traços populares e eruditos.

Com 30 anos de carreira e 10 discos solos gravados, sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos. Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões, o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e o fotógrafo Raimundo Alves Filho, formaram uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros , que resultou em um documentário coproduzido por Almir e Paulo Simões.

Em 1988, foi escolhido por unaminidade pela crítica para participar da abertura do Free Jazz Festival em 1989, ao lado de nomes sagrados da música mundial. Nos anos 90, Almir também ganhou dois prêmios Sharp, com as canções "Moura" (instrumental) e "Tocando em Frente". Também obteve grande destaque como ator nas novelas: Pantanal (1990), Ana Raio e Zé Trovão (1991), O Rei do Gado (1996) e Bicho do Mato (2006).

Americana recebe shows da Virada Cultural Paulista


  

Americana entrou definitivamente no calendário da Virada Cultural Paulista e receberá ao menos 11 shows – entre os dias 19 e 20 de maio. O secretário de Cultura, José Vicente De Nardo, e o deputado estadual Cauê Macris (PSDB) estiveram reunidos nesta quinta-feira (23), com o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, para discutir o assunto.
     Ainda em 2011, junto com Cauê e De Nardo, o deputado federal Vanderlei Macris e o prefeito Diego De Nadai já faziam gestões com o Governo do Estado, para que Americana fosse contemplada.
     Com a confirmação da inclusão de Americana, nos próximos dias será realizada uma reunião técnica com representantes das secretarias de Cultura de Americana e do Estado. No encontro será definida toda programação. Entre os 11 shows previstos, ao menos um deles será internacional. “Há grande possibilidade do show internacional em Americana ser do cantor Jimmy Cliff, mas ainda estamos finalizando a negociação”, afirmou Matarazzo.

Ciep São Vito comemora 20 anos




O Ciep Profª Philomena Magaly Makluf Rossetti, mais conhecido como Ciep São Vito, comemora hoje, 20 anos. O aniversário de duas décadas foi comemorado em grande estilo, com direito a homenagens, bolo e banda.
Entre os convidados estavam funcionários da unidade, da Secretaria de Educação, ex-alunos, ex-professores, ex-serventes, ex-cozinheiras, além do secretário de Educação, Luciano Corrêa, e a primeira diretora a assumir o Ciep São Vito, Evonilda Galassi Brada, que em seu discurso enalteceu a alegria da escola e a qualidade do ensino municipal. “Toda a educação de Americana sempre foi modelo. Começamos com o Ciep nascendo e o vimos crescendo nesses 20 anos. O Pedro (Pedro Feltrin, atual diretor) não deu continuidade ao que deixamos, ele melhorou”, disse a ex diretora.
A festa aconteceu na quadra do Ciep, após abertura da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi, que tocou os hinos nacional e de Americana, acompanhada pelas crianças.
Para a festa, a escola foi enfeitada com exposições de cartas dos alunos desejando os parabéns à instituição e funcionários, exposições com os troféus esportivos conquistados durante esses 20 anos e de fotos de projetos realizados pelos alunos e professores.
“Cheguei no Ciep São Vito em 2004, já era uma tradição no bairro, mas estou feliz e agradeço toda minha equipe pelos 20 anos, pois sempre abraçamos todos os desafios que apareceram e isso representa muito pra gente”, ressalta o diretor Pedro Feltrin.
Para o secretário de Educação, Luciano Correa, a comemoração é uma data especial, pois a Prefeitura continua investindo na unidade. “Estou feliz por fazer parte de uma gestão que também deixou importantes marcas no Ciep São Vito. O projeto Ciep Digital, com as lousas digitais em todas as salas de aula, foi um projeto piloto no Ciep São Vito que deu certo, e hoje estamos com mais de 100 lousas instaladas nas escolas municipais”, afirmou o secretário.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Sorteio de Cortesias e CD's da banda Raiz Quadrada que irá realizar um show em Americana!

A Estação Cultura de Americana , estará realizando sorteio de Ingressos para o show em Americana  e CD´s da banda Raiz Quadrada 
Hoje dia 16 de março será realizado o sorteio da seguinte maneira :
Primeiro sorteio:
 Às 15h sorteio de 1 ingresso para o show do dia 17/03 mais um CD da banda Raiz Quadrada
Segundo sorteio: 
Às 16h sorteio de 2 ingressos para o show do dia 17/03 mais um CD da banda Raiz Quadrada
sorteio será feito através do nosso Facebook 
www.facebook.com/amigosdasestacaocultura 

para mais inf 3405-6600


quarta-feira, 14 de março de 2012

Curso de Educação Ambiental promove exposição itinerante dos trabalhos realizados na primeira edição




O curso de formação em Educação Ambiental e Políticas Públicas, uma iniciativa do instituto Ambiente em Foco e do OCA/USP, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Americana, iniciou na última terça-feira (13/03), a exposição itinerante dos planos de ação desenvolvidos durante a primeira edição do evento. A atividade marca também a retomada das ações do Curso de Formação em Educação Ambiental e Políticas Públicas da USP, para o ano de 2012.

O primeiro local de exposição dos trabalhos foi o Campus Maria Auxiliadora, na Unisal. Na mesma oportunidade, os organizadores prepararam uma palestra para o público presente, justamente para esclarecer detalhes da complementação do curso. “Este curso é inovador no país e merece destaque pela sua estrutura. Agora partiremos para a sua complementação, que vai ampliar o conhecimento dos professores que participam das atividades, o que resultará em qualidade de ensino para seus alunos na área ambiental”, concluiu Jonas Santarosa, secretário de Meio Ambiente.

A exposição ainda vai passar pelas escolas que abrigaram o curso no ano passado.

Secretaria de Cultura abre exposição que passou pela sede da ONU


A Secretaria de Cultura e Turismo abre a exposição “De Peito Aberto”, projeto do fotógrafo Hugo Lenzi e da jornalista Vera Golik, no próximo dia 22 de março, no CUCA (Centro de Universidade do Conhecimento de Americana). A mostra tem cerca de cinquenta painéis com retratos de 22 mulheres de todo o Brasil, com idades entre 27 e 62 anos. As fotos são em preto e branco e revelam imagens fortes de personagens que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama. A entrada é franca.

“De Peito Aberto” foi a única exposição a ser convidada a participar do Encontro de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis na sede da ONU, em Nova York, em setembro de 2011, seguido da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Com imagens inéditas, palestra e lançamento do livro, que revela sua experiência bem sucedida, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares e médicos de todo o país, que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. A exposição propõe verdadeiros depoimentos fotográficos nos quais são reveladas angústias e emoções afloradas durante todo o processo da doença: desde o diagnóstico, os medos e a vitória ao fim do tratamento.

A ideia do Projeto De Peito Aberto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer alguns meses depois”, conta Vera. Ao vivenciarem a batalha contra a doença e testemunharem a falta de humanismo presente no sistema de saúde, que afeta não apenas os pacientes, mas também os familiares e amigos durante as várias fases do longo tratamento, Vera e Hugo decidiram transformar a experiência vivida no Projeto De Peito Aberto, que inclui uma exposição fotográfica, palestras interativas e um livro – com o objetivo de transmitir força e esperança para todas as pessoas que trilham a mesma jornada.

De Peito Aberto tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. E realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a paciente torne-se agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana.

Desde que foi lançado em 2006, o Projeto é um sucesso de público, tendo sido exibido mais de 30 vezes nas maiores cidades brasileiras. As exposições e palestras receberam mais de três milhões de visitantes, e mais de dez milhões de pessoas foram impactadas pela sua cobertura de mídia.

Serviço
Exposição de “Peito Aberto” – de Vera Golik e Hugo Lenzi
De 22 de março a 30 de março.
Local: CUCA, Rua Anhanguera, 16, Centro, Americana
Telefone – 3461 4131
Horário da mostra – de segunda a sexta, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h.