segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ky-Mani Marley atrai 30 mil na Virada de Americana



Ky-Mani entrou no palco do Portal da cidade, no domingo (20/5), próximo das 19h e, após um show de cerca de uma hora e meia, encerrou a primeira Virada Cultural de Americana para um público de 30 mil pessoas. O filho de Bob Marley visitou sucessos do pai e os fãs acompanharam a animação cantando junto num coro de milhares de vozes. Ky-Mani levou para o palco sua esposa, filha e filho.

“O show de Ky-Mani reflete muito o que foi nossa primeira Virada. Sucesso. O público veio, acompanhou e cantou junto com suas bandas, cantores e cantoras favoritos. A estrutura funcionou. Não tivemos nenhum incidente. Foi uma grande festa da cultura com 25 apresentações em 24 horas de arte e entretenimento”, definiu o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo, feliz com o resultado de um trabalho que começou em 2009. “Desde o início desta administração realizamos diversas reuniões com o governo estadual com o objetivo de trazer a Virada para a cidade. E conseguimos. Estamos muito felizes”, disse emocionado.

Na avaliação de José Vicente, a primeira Virada da cidade começou com “o pé direito”. “Nos três palcos montados para o evento – Praça Comendador Müller, Casa de Cultura e Portal – sentimos que a população acompanhou os shows e intervenções. Foi um final de semana histórico para a cultura da cidade. O Café Caipira de domingo uniu o tradicional – música raiz – com o rock. Foi um casamento perfeito que atraiu os dois públicos”, revelou o secretário de Cultura. No Café Caipira, cerca de 1.500 pessoas assistiram à Orquestra de Violeiros de Americana e à dupla da Moda Rock Viola Extrema. A dupla tocou clássicos do Pink Floyd e Led Zepellin com toques de música raiz. Na Praça, um público atencioso acompanhou chorinho da banda “Choro Moço” e o samba do Corta Jaca, além do Quarteto Brasileiro de Cordas.

“Paula Lima, com sua simpatia e gingado, colocou todo mundo para dançar no sábado à noite no Portal e, no domingo, Ky-Mani, com um som poderoso, contagiou todo mundo”, disse José Vicente, que acompanhou toda a programação da Virada nos dois dias do evento. “Americana viveu uma bonita Virada. Que venha a segunda. Já estamos com saudades. Não foi registrado nenhum incidente e a participação popular foi muito forte. A cultura da cidade se fortaleceu e mostrou que, na diversidade, há espaço para todos”, comemorou. “Vivemos um grande show que teve duas partes. Celebramos e respiramos arte sábado e domingo”, afirmou.

Americana respirou 24 horas de arte e cultura nos dias 19 e 20 de maio com performances, intervenções, DJs, músicos, bandas em ritmos que vão do clássico, passando pelo samba, funk, pop, rock, música raiz e MPB, com 25 atrações em três palcos espalhados por Americana. Repertório para todos os gostos.

Entre as atrações da Virada em Americana estavam o filho de Bob Marley, Ky-Mani Marley, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Os Mamíferos, Paula Lima, 5 a Seco, Maryana Aydar, Quarteto Brasileiro de Cordas, Silenciosa e GT’Aime, Corta Jaca, Medicina do Riso, DJ Marcio Lean e Orquestra de Violeiros e DJs.

Estado vai divulgar números oficiais da Virada
"Sei que estão todos ansiosos pelos números oficiais da Virada, mas peço um pouquinho de paciência. Todas as planilhas de controle de público estão sendo rechecadas, neste momento, pela coordenação geral do evento. Isso significa que temos 1000 números (foram 1000 atrações) para conferir, com 27 produtores diferentes. A rechecagem é necessária porque queremos chegar a dados confiáveis”, informou Renata Beltrão, da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura, nesta segunda-feira (21/5).

Nenhum comentário: