sexta-feira, 25 de maio de 2012

Exposição - Casa de Cultura Hermann Müller


“O Brasil e os índios”


A Casa de Cultura Hermann Müller abre nesta sexta-feira dia 18 de maio a Exposição: “O Brasil e os índios”. São 11 pôsteres com ilustrações e textos retratam desde os primórdios de nosso país quando ainda se chamava Ilha de Vera Cruz até a independência em 1822.
A abordagem tem início com a primeira missa realizada em solo tupiniquim com descrições de nossas riquezas ao Rei de Portugal através da carta de Pero Vaz de Caminha. É retratada nesta mostra também as relações dos portugueses e os índios nativos e o processo de miscigenação e catequização e os surgimento das primeiras vilas como a São Paulo de Piratininga.
Há menções sobre a tecnologia indígena e como estes observavam os colonizadores com suas ferramentas em metal; as estradas abertas pelos bandeirantes como o Picadão do Anhanguera que eram vias de penetração do território brasileiro, estabelecendo ligação entre o interior e o litoral; as definições de divisas no interior de São Paulo com o surgimento de vilas como Limeira, Rio Claro, Araraquara e Araras e a rota de acesso que passava nas proximidades da região do Salto Grande que desde 1833 estava sob jurisdição de Vila de São Carlos (Campinas).
Fato importante também da mostra é a descrição de um ataque dos índios Paiaguás contra uma expedição bandeirante que retornava de Cuiabá com um carregamento de ouro entre os anos de 1727 e 1732.
O objetivo da mostra é promover a produção do conhecimento sobre o passado histórico de nosso país e, além de expor um recorte do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão.
  
Serviço:
Exposição: “O Brasil e os índios”
Local: Casa de Cultura Hermann Müller
Endereço: Avenida Carioba, 2001, Carioba – Americana-SP
Telefone: (19) 3462-6048
Período: de 18 de maio a 09 de junho de 2.012.
Horário de funcionamento: de terça-feira das 9h00 às 17h00 aos Sábados das 10h00 às 16h00

Nenhum comentário: