quarta-feira, 23 de maio de 2012

Canário e Passarinho são atrações do Viola em Casa



Os irmãos Antônio Bérgamo (Canário) e Pedro Bérgamo (Passarinho) são as atrações desta sexta-feira, (25/5), no projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Viola em Casa”, às 20h30, na Praça Divino Salvador, ao lado da Câmara Municipal. Na abertura, se apresenta a dupla de Americana, Jangadeiro e Josimar. A entrada franca.

Nascidos em Altinópolis (SP), foram criados em Franca (SP). No ano de 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do segundo torneio "Roda de Violeiros", da Rádio Clube de Orlândia (SP) e, com o sucesso, decidiram seguir para a capital paulista, onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros. Algum tempo depois, a dupla se apresentou na Rádio Nacional (hoje Globo) no programa "Alvorada Cabocla", de Nhô Zé (José de Moura Barbosa ).

Em São Paulo, gravaram três discos 78 RPM com o nome artístico Canário e Canarinho. O primeiro deles, em 1961, com as músicas "Adeus" (Canário - Aparecido Ferreira Pessoa) e "Romaria Trágica" (Anacleto Rosas Jr.). Canarinho mudou seu nome artístico para Passarinho, pois havia na época uma dupla chamada "Curió e Canarinho". A dupla, que passou a se chamar "Canário e Passarinho", gravou mais três discos 78 RPM, até que conseguiram gravar em 1963 o primeiro LP.

Nos anos de 1966 e 1967, eles ganharam o prêmio de melhor dupla do ano. E Canário e Passarinho foram se firmando entre os principais nomes da música caipira raiz, tendo gravado cerca de 29 LPs, bem como alguns compactos (vinil) e discos 78 RPM, além de participações em diversos discos de vários intérpretes. Recentemente, gravaram dois CDs. Atualmente, Passarinho apresenta o programa "Clube do Passarinho" que vai ao ar diariamente, das 5h às 7h da manhã, pelos 1600 kHz da Rádio Nove de Julho – AM.

Além de composições próprias, como por exemplo "Gaiola de ouro" (Canário - Passarinho - Ângelo Sanches), "Eu, ela e o garçon" (José Ferreira - Canário - Passarinho), "Santo Reis do amor" (Passarinho), "Rei da viola" (Canário - Canarinho), a dupla também tem gravado composições de autores diversos, tais como "Esqueça coração" (Roberto Stanganelli - Roberto Nunes), "Saudade de Matão" (Jorge Galatti - Antenógenes Silva - Raul Torres), "Como eu chorei" (Telmo de Maia), "Camisa branca" (Vicente P. Machado - Paraíso) e "Noite de angústia" (Benedito Seviero - Maravilhoso).

Repertório do show

1 – Gaiola de ouro – Canário e Passarinho
2 – Me ensina – Passarinho e Toni Gomide
3 – Carta triste – Passarinho e Chicão Pereira
4 – Vestido novo – Canário e Passarinho
5 – Bicicleta amarela – Canário e Passarinho
6 – Bodas de ouro – Canário e Passarinho
7 – Meu bem, meu benzinho – Canário e Passarinho
8 – Baixinha e Gordinha – Canário e Passarinho
9 – Bailão do Zé Béttio – Canário e Passarinho
10 – Virou um angu – Canário e Passarinho
11 – Será mentira ou será verdade – Passarinho e Braz Aparecido
12 – A moça do retrato – Passarinho e José Ferreira
13 – Menina de lua – Canário e Passarinho
14 – O suicídio – Canário e Passarinho
15 – Meu viver é triste – Canário e Passarinho

Nenhum comentário: