quarta-feira, 30 de maio de 2012



Escola Municipal de Música promove Master Class

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e a Escola de Música “Heitor Villa-Lobos” promovem uma Master Class de música instrumental com “Quinteto de Metais”, nesta quarta-feira, (30/5), às 19h30, no auditório do Centro de Cultura e Lazer, CCL. A entrada é franca. 

Quinteto de metais é uma formação camerística composta por cinco instrumentos, sendo dois trompetes, um trombone, uma trompa e uma tuba. Todos instrumentos da família dos metais. A formação de quinteto de metais é muito comum nos EUA e na Europa, possui um vasto repertório seja de composições originais para a formação ou transcrições. Sua sonoridade é muito eclética e o grupo pode transitar por todos os períodos da história da música e agradar a todos os gostos e estilos. Este grupo é formado por professores da escola e músicos da banda. 

A oficina, aberta a músicos, estudantes e interessados na área, foi elaborada com o intuito de promover o conhecimento. Os objetivos gerais são promover o intercâmbio entre os músicos de várias áreas; incentivar a produção musical e estimular a implantação de serviços culturais permanentes. Promove a integração entre músicos e comunidade; a difusão da música de câmara e fornece subsídios técnicos e musicais com o sentido de contribuir para o desenvolvimento musical dos participantes. 

Serviço 
Master Class com Quinteto de Metais
Auditório do Centro de Cultura e Lazer, CCL, Av. Brasil, nº 1293
Quarta-feira, 30 de maio de 2012
Inf: 3408 8020

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Participe do ROTEIRO DE BUTECO




Informações: (19)  3408 8010

CineClube Estação...apresenta



"Bem me quer, Mal me quer"


29/05 às 20hrs
Com pipoca e refri grátis
Sinopse:
Angélique (Audrey Tautou) é uma artista plástica que desenvolve uma paixão desmedida pelo médico Loïc (Samuel Le Bihan). A despeito de tudo o que seus amigos lhe dizem e de diversos acontecimentos que provam o contrário, Angélique persiste na idéia de que Loïc também a ama, transformando o que de início parecia ser um desencontro amoroso em uma perigosa obsessão.

CineClube Estação
Estação Cultura Americana
Av: Dr. Antonio Lobo, 196 - Centro Americana
(19) 3405 6600


...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

VI MOSTRA DE CENAS CURTAS.




A Mostra de Cenas Curtas começa nesta sexta-feira (25/5) com seis peças de grupos de São Paulo, Americana, Jundiaí, Jaguariúna e Mogi Mirim, a partir das 20h, no Teatro Fábrica das Artes. O apoio é da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e realização Fábrica das Artes. O evento termina no sábado com apresentação de mais seis peças.

Serão apresentadas seis cenas em cada dia e as três melhores cenas da Mostra, na opinião do público, receberão um troféu, criado exclusivamente para o evento pelo engenheiro e artista plástico Cícero de Cillo Car.
São Paulo com quatro cenas, Santos com duas são as cidades com maior número de representantes. Americana, Jundiaí, Jaguariúna, Mogi Mirim, Pedreira e Santo André completam a lista de selecionados, com uma cena cada cidade.
A Mostra de Cenas Curtas Fábrica das Artes é uma realização da Associação Fábrica das Artes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Americana. O diretor Osvaldo Beraldo, a atriz Juliana Gobbo e o ator diretor Marcelo Porqueres foram os responsáveis pela seleção das cenas que estarão na Mostra.

A Mostra de cenas Curtas Fábrica das Artes reúne 12 cenas de teatro, com máximo de 15 minutos. O evento é realizado pelo sexto ano consecutivo e as apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de maio – sexta e sábado, as 20 horas, no teatro Fábrica das Artes (Rua Cícero Jones 146 – Americana). 
TEL: 19 3014 1990


Informações e agenda:

Exposição - Casa de Cultura Hermann Müller


“O Brasil e os índios”


A Casa de Cultura Hermann Müller abre nesta sexta-feira dia 18 de maio a Exposição: “O Brasil e os índios”. São 11 pôsteres com ilustrações e textos retratam desde os primórdios de nosso país quando ainda se chamava Ilha de Vera Cruz até a independência em 1822.
A abordagem tem início com a primeira missa realizada em solo tupiniquim com descrições de nossas riquezas ao Rei de Portugal através da carta de Pero Vaz de Caminha. É retratada nesta mostra também as relações dos portugueses e os índios nativos e o processo de miscigenação e catequização e os surgimento das primeiras vilas como a São Paulo de Piratininga.
Há menções sobre a tecnologia indígena e como estes observavam os colonizadores com suas ferramentas em metal; as estradas abertas pelos bandeirantes como o Picadão do Anhanguera que eram vias de penetração do território brasileiro, estabelecendo ligação entre o interior e o litoral; as definições de divisas no interior de São Paulo com o surgimento de vilas como Limeira, Rio Claro, Araraquara e Araras e a rota de acesso que passava nas proximidades da região do Salto Grande que desde 1833 estava sob jurisdição de Vila de São Carlos (Campinas).
Fato importante também da mostra é a descrição de um ataque dos índios Paiaguás contra uma expedição bandeirante que retornava de Cuiabá com um carregamento de ouro entre os anos de 1727 e 1732.
O objetivo da mostra é promover a produção do conhecimento sobre o passado histórico de nosso país e, além de expor um recorte do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão.
  
Serviço:
Exposição: “O Brasil e os índios”
Local: Casa de Cultura Hermann Müller
Endereço: Avenida Carioba, 2001, Carioba – Americana-SP
Telefone: (19) 3462-6048
Período: de 18 de maio a 09 de junho de 2.012.
Horário de funcionamento: de terça-feira das 9h00 às 17h00 aos Sábados das 10h00 às 16h00

Raja Yoga - Brahma Kumaris



Serviço:
Tenda Multi Artes do Centro de Cultura e Lazer, CCL, na Avenida Brasil
 sábado 26/05 das 10h às 17h, e domingo, (27/5), das 10h às 13h.
Inf. 19 3408 8010

AVESSO


"CANTA MARIA"


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Campanha do Agasalho de Americana será realizada neste sábado




O Fundo Social de Solidariedade de Americana vai promover neste sábado (26/5) a arrecadação de doações para a Campanha do Agasalho. Cerca de cem atiradores do Tiro de Guerra vão recolher os donativos nas residências, no horário das 8 às 17 horas.

O subtenente do TG, Kleber L. Kerber, informou que os atiradores vão percorrer no sábado cerca de 40 bairros e que a população poderá facilitar o trabalho colocando os donativos em sacos plásticos ou sacolas. “Os agasalhos, roupas, caçados e cobertores devem estar limpos e em bom estado de uso e poderão ser acondicionados em sacolas para facilitar o trabalho de arrecadação. Para a entrega de colchões, móveis, entre outros, o Tiro de Guerra deverá ser acionado pela população para que o recolhimento possa ser realizado durante a semana”.

No último sábado (19/5), os atiradores do TG fizeram a divulgação da coleta de rua da Campanha do Agasalho nas casas. Os moradores receberam panfletos informativos sobre o trabalho que será realizado neste sábado. A população deverá entregar as doações somente aos atiradores fardados para evitar a ação de oportunistas.

A Campanha do Agasalho de Americana teve início no mês passado com a arrecadação de donativos nos postos fixos instalados nas Unidades Básicas de Saúde, Fundo de Solidariedade, Tiro de Guerra, Prefeitura (Paço), Jardim Botânico, Supermercados Dia (Avenida Campos Sales), Paulistão (Centro), Pague Menos e São Vicente. Os postos vão receber as doações até 15 de junho.

A edição deste ano da Campanha do Agasalho, que tem o slogan “Neste inverno, abra bem mais que seu guarda-roupa. Abra seu coração”, contará com novas parcerias. O objetivo, segundo a presidente do Fundo de Solidariedade, Juliana Marin De Nadai, é superar o resultado de 2011, quando foram arrecadadas mais de 130 mil doações.

“Este ano, estamos fazendo parceria com o Sindicato dos Condomínios, cerca de 270 condomínios, que poderão colaborar com a campanha, além das parcerias com empresas e instituições que sempre colaboram também. Neste sábado, dia da coleta nas residências, esperamos mais uma vez o ato de solidariedade da população de Americana em prol das pessoas que mais precisam”, concluiu Juliana.

Canário e Passarinho são atrações do Viola em Casa



Os irmãos Antônio Bérgamo (Canário) e Pedro Bérgamo (Passarinho) são as atrações desta sexta-feira, (25/5), no projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Viola em Casa”, às 20h30, na Praça Divino Salvador, ao lado da Câmara Municipal. Na abertura, se apresenta a dupla de Americana, Jangadeiro e Josimar. A entrada franca.

Nascidos em Altinópolis (SP), foram criados em Franca (SP). No ano de 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do segundo torneio "Roda de Violeiros", da Rádio Clube de Orlândia (SP) e, com o sucesso, decidiram seguir para a capital paulista, onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros. Algum tempo depois, a dupla se apresentou na Rádio Nacional (hoje Globo) no programa "Alvorada Cabocla", de Nhô Zé (José de Moura Barbosa ).

Em São Paulo, gravaram três discos 78 RPM com o nome artístico Canário e Canarinho. O primeiro deles, em 1961, com as músicas "Adeus" (Canário - Aparecido Ferreira Pessoa) e "Romaria Trágica" (Anacleto Rosas Jr.). Canarinho mudou seu nome artístico para Passarinho, pois havia na época uma dupla chamada "Curió e Canarinho". A dupla, que passou a se chamar "Canário e Passarinho", gravou mais três discos 78 RPM, até que conseguiram gravar em 1963 o primeiro LP.

Nos anos de 1966 e 1967, eles ganharam o prêmio de melhor dupla do ano. E Canário e Passarinho foram se firmando entre os principais nomes da música caipira raiz, tendo gravado cerca de 29 LPs, bem como alguns compactos (vinil) e discos 78 RPM, além de participações em diversos discos de vários intérpretes. Recentemente, gravaram dois CDs. Atualmente, Passarinho apresenta o programa "Clube do Passarinho" que vai ao ar diariamente, das 5h às 7h da manhã, pelos 1600 kHz da Rádio Nove de Julho – AM.

Além de composições próprias, como por exemplo "Gaiola de ouro" (Canário - Passarinho - Ângelo Sanches), "Eu, ela e o garçon" (José Ferreira - Canário - Passarinho), "Santo Reis do amor" (Passarinho), "Rei da viola" (Canário - Canarinho), a dupla também tem gravado composições de autores diversos, tais como "Esqueça coração" (Roberto Stanganelli - Roberto Nunes), "Saudade de Matão" (Jorge Galatti - Antenógenes Silva - Raul Torres), "Como eu chorei" (Telmo de Maia), "Camisa branca" (Vicente P. Machado - Paraíso) e "Noite de angústia" (Benedito Seviero - Maravilhoso).

Repertório do show

1 – Gaiola de ouro – Canário e Passarinho
2 – Me ensina – Passarinho e Toni Gomide
3 – Carta triste – Passarinho e Chicão Pereira
4 – Vestido novo – Canário e Passarinho
5 – Bicicleta amarela – Canário e Passarinho
6 – Bodas de ouro – Canário e Passarinho
7 – Meu bem, meu benzinho – Canário e Passarinho
8 – Baixinha e Gordinha – Canário e Passarinho
9 – Bailão do Zé Béttio – Canário e Passarinho
10 – Virou um angu – Canário e Passarinho
11 – Será mentira ou será verdade – Passarinho e Braz Aparecido
12 – A moça do retrato – Passarinho e José Ferreira
13 – Menina de lua – Canário e Passarinho
14 – O suicídio – Canário e Passarinho
15 – Meu viver é triste – Canário e Passarinho

terça-feira, 22 de maio de 2012

Circo Mágico promove Espetáculo Especial Solidário


Um quilo de alimento não perecível (menos sal) poderá ser trocado por um ingresso para apresentação do Espetáculo Especial Solidário promovido pelo Circo Mágico Nacional.

Os alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade e repassados às famílias cadastradas nos projetos sociais do município. O Circo Mágico Nacional está instalado na rua Diadema, no bairro Parque Novo Mundo. O evento será realizado nesta quinta-feira (24/05), às 20h30.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Neste sábado, CCZ de Americana promove feira de adoção de cães e gatos

Neste sábado (26), quem quiser adotar bichos de estimação pode ir até a Praça David Garcia. O Centro de Controle de Zoonoses de Americana vai promover uma feira de adoção de cães e gatos, das 9 às 15 horas. Na feira, 30 filhotes e adultos de cães e gatos estarão à espera de um novo lar. Todos os animais vão para casa com a data da castração agendada.

No evento, será possível microchipar animais e castrar os cães quimicamente. Quem quiser, poderá também agendar a castração de gatos e cadelas, que será realizada na sede do CCZ.

A feira também tem o objetivo de alertar e orientar sobre a posse responsável. “Essa foi a maneira encontrada pelo CCZ para dar oportunidade para quem trabalha durante a semana conhecer os animais que estão disponíveis para adoção. Vamos proporcionar diversão para toda a família com pintura facial para as crianças além de todas as opções de lazer que a praça oferece ”, disse o coordenador do CCZ, Fernando Ferreira.

Durante o evento os funcionários do CCZ vão mostrar aos interessados que a adoção é um ato de responsabilidade. O coordenador esclareceu que para adotar um animal, a pessoa dever ter mais de 18 anos e estar munido de documentos como CPF, RG e comprovante de endereço.

O CCZ é um posto permanente de adoção. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. Atualmente, cerca de 150 animais, entre adultos e filhotes, estão abrigados à espera de um novo lar. O endereço é Avenida Heitor Siqueira, 1.520, na Praia Azul.

Ky-Mani Marley atrai 30 mil na Virada de Americana



Ky-Mani entrou no palco do Portal da cidade, no domingo (20/5), próximo das 19h e, após um show de cerca de uma hora e meia, encerrou a primeira Virada Cultural de Americana para um público de 30 mil pessoas. O filho de Bob Marley visitou sucessos do pai e os fãs acompanharam a animação cantando junto num coro de milhares de vozes. Ky-Mani levou para o palco sua esposa, filha e filho.

“O show de Ky-Mani reflete muito o que foi nossa primeira Virada. Sucesso. O público veio, acompanhou e cantou junto com suas bandas, cantores e cantoras favoritos. A estrutura funcionou. Não tivemos nenhum incidente. Foi uma grande festa da cultura com 25 apresentações em 24 horas de arte e entretenimento”, definiu o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo, feliz com o resultado de um trabalho que começou em 2009. “Desde o início desta administração realizamos diversas reuniões com o governo estadual com o objetivo de trazer a Virada para a cidade. E conseguimos. Estamos muito felizes”, disse emocionado.

Na avaliação de José Vicente, a primeira Virada da cidade começou com “o pé direito”. “Nos três palcos montados para o evento – Praça Comendador Müller, Casa de Cultura e Portal – sentimos que a população acompanhou os shows e intervenções. Foi um final de semana histórico para a cultura da cidade. O Café Caipira de domingo uniu o tradicional – música raiz – com o rock. Foi um casamento perfeito que atraiu os dois públicos”, revelou o secretário de Cultura. No Café Caipira, cerca de 1.500 pessoas assistiram à Orquestra de Violeiros de Americana e à dupla da Moda Rock Viola Extrema. A dupla tocou clássicos do Pink Floyd e Led Zepellin com toques de música raiz. Na Praça, um público atencioso acompanhou chorinho da banda “Choro Moço” e o samba do Corta Jaca, além do Quarteto Brasileiro de Cordas.

“Paula Lima, com sua simpatia e gingado, colocou todo mundo para dançar no sábado à noite no Portal e, no domingo, Ky-Mani, com um som poderoso, contagiou todo mundo”, disse José Vicente, que acompanhou toda a programação da Virada nos dois dias do evento. “Americana viveu uma bonita Virada. Que venha a segunda. Já estamos com saudades. Não foi registrado nenhum incidente e a participação popular foi muito forte. A cultura da cidade se fortaleceu e mostrou que, na diversidade, há espaço para todos”, comemorou. “Vivemos um grande show que teve duas partes. Celebramos e respiramos arte sábado e domingo”, afirmou.

Americana respirou 24 horas de arte e cultura nos dias 19 e 20 de maio com performances, intervenções, DJs, músicos, bandas em ritmos que vão do clássico, passando pelo samba, funk, pop, rock, música raiz e MPB, com 25 atrações em três palcos espalhados por Americana. Repertório para todos os gostos.

Entre as atrações da Virada em Americana estavam o filho de Bob Marley, Ky-Mani Marley, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Os Mamíferos, Paula Lima, 5 a Seco, Maryana Aydar, Quarteto Brasileiro de Cordas, Silenciosa e GT’Aime, Corta Jaca, Medicina do Riso, DJ Marcio Lean e Orquestra de Violeiros e DJs.

Estado vai divulgar números oficiais da Virada
"Sei que estão todos ansiosos pelos números oficiais da Virada, mas peço um pouquinho de paciência. Todas as planilhas de controle de público estão sendo rechecadas, neste momento, pela coordenação geral do evento. Isso significa que temos 1000 números (foram 1000 atrações) para conferir, com 27 produtores diferentes. A rechecagem é necessária porque queremos chegar a dados confiáveis”, informou Renata Beltrão, da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura, nesta segunda-feira (21/5).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Filho de Bob Marley participa da Virada Cultural em Americana




O filho de Bob Marley, Ky-mani Marley, participará da Virada Cultural em Americana, no domingo (20/5), às 18h, no palco do Portal de entrada da cidade. Ky-mani é um artista carismático, cujo nome significa viajante aventureiro. Nasceu em Falmouth, Jamaica, e é o único filho da campeã de ténis de mesa Anita Belnavis e segundo mais novo do ícone de reggae Bob Marley.

Ky- Mani não tinha consciência das suas habilidades musicais na infância, sendo o esporte o seu primeiro amor, mas com a direção da mãe teve lições de piano, guitarra e tocou trompete na banda do Liceu. Em conjunto com suas habilidades musicais, Ky-Mani era um excelente esportista. Na juventude, Ky-Mani começou a trabalhar como DJ; o seu primeiro single foi Unnecessary Badness. Ele decidiu se tornar cantor depois de ser convidado para participar na gravação de uma música num estúdio em Miami. Entrar no mundo do entretenimento não era uma opção visto que o pai já tinha trilhado uma carreira brilhante, mas cedo começou a experimentar e criar com os seus irmãos Stephen, Julian and Damian.

KY-Mani trabalhou para Song Record, onde gravou muitos singles, o primeiro foi “Judge Not” com Patra, seguido de “Dear Dad”, “Who the Cap Fit” e “Sensimelia”, todos com participação de músicos da nova geração do reggae. Em 1997, Ky-Mani se juntou a Praswell (Fugees) num sucesso de Eddy Grant´s, Electric Avenue. Ele tornou-se muito conhecido quando participou do festival Midem (o maior do mundo).

O desejo de Ky-Mani em abraçar todos os gêneros musicais ficou evidente no “ The Journey”, lançado em 1999. Da guitarra espanhola o “RudeBoy” para o rock “Flow os Fell In Love”, para um conceito espiritual, “ Lord Is My Shepard”, ao tributo ao pai “ Dear Dad”, Ky-Mani trabalha temas universais. Paz, amor, unidade e vida na rua. Estes são os pilares da música de Ky-mani Marley.

Ky-Mani construiu também um nome como um ator desempenhando um papel principal no filme alternativo, Jamaica Shottas, dirigido por Cess Silvera, com a participação Spragga Benz e Paul Campbell. Também participou da comédia romântica “One Love”. Ky-Mani Marley já conta com quatro álbuns lançados até agora: “Like Father, Like Son"(1999), The Journey, Milestone (2004)
e Many More Roads.

Tudo pronto para a Virada Cultural em Americana




São 25 horas de arte e cultura com performances, intervenções, DJs, músicos, bandas em ritmos que vão do clássico, passando pelo samba, funk, pop, rock, música raiz e MPB com 25 atrações em três palcos espalhados por Americana. Repertório para todos os gostos. Essa é a Virada Cultural de Americana, cuja abertura se dará com a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, às 18 horas, no próximo sábado (19/05), no Palco do Portal de Entrada da cidade.

Entre as atrações da Virada em Americana estão o filho de Bob Marley, Ky-Mani Marley, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Os Mamíferos, Paula Lima, 5 a Seco, Maryana Aydar, Quarteto Brasileiro de Cordas, Silenciosa e GT’Aime, Corta Jaca, Medicina do Riso, DJ Marcio Lean e Orquestra de Violeiros de. DJs, atuação e dança.

O Palco do Portal é um dos maiores montados até o momento em eventos da cultura. O recinto (Avenida Antonio Pinto Duarte), em sua totalidade, terá 15 mil metros quadrados. As laterais da Avenida Antonio Pinto Duarte serão fechadas para dar mais segurança à população. No local haverá também banheiros químicos, serviços da Secretaria de Saúde com ambulância e possibilidades de atendimento de emergência. Apoio do Corpo de Bombeiros, Gama, Polícia Civil, Polícia Militar e trânsito. Além disso, serão instalados quatro bares no recinto. Os palcos da Casa de Cultura e da Praça Comendador Muller vão ser montados no sábado. Ao redor da Praça não haverá alteração no Trânsito.

“Estamos vivendo a Virada 24 horas. Toda a Secretaria está empenhada em proporcionar à população uma grande festa. Americana está recebendo um evento que é um sonho para as cidades. A estrutura que montamos é para deixar que todos tenham conforto e possam ter uma ótima festa”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo. “É uma grande confraternização, tudo com muita arte, cultura e entretenimento”, completou.

Programação

Palco 1: Portal Princesa Tecelã ( Avenida Antônio Pinto Duarte, s/nº)
Sábado – 19 de maio
- 18h30 - Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (música)
- 19h30 - Ricardo Carioba - Concerto de música eletrônica (música)
- 20h30 - Ale Roit - Pelada na Rua (intervenção – performance)
- 21h - Os Mamíferos (música)
- 22h - Ale Roit - Pelada na Rua (intervenção – performance)
- 22h30 - Paula Lima (música)
- 24h00 - DJ Marcio Lean (música)
- 1h - Elvis Rock Band (música)
- 2h - DJ Marcio Lean ( música)
- 3h – Pop Javali ( música)

Domingo – 20 de maio
- 15h - 5 A Seco e Mariana Aydar (música)
- 16h - Cia. Bubiô Fico Lô - Os Grandes Palhágicos (intervenção – performance)
- 16h30 - Marquinho Dikuã + Tobias da Vai-Vai (música)
- 17h30 - Cia. Bubiô Fico Lô - Os Policiais Vigias (intervenção – performance)
- 18h - Ky-Mani Marley (música)

Palco 2: Praça Comendador Muller
Domingo – 20 de maio
- 10h30 - Quarteto Brasileiro de Cordas (música)
- 11h30 - Silenciosas e Gt aime - Dançando na Cidade (dança)
- 12h30 - Choro Moço (música)
- 13h30 - Silenciosas E Gt aime (intervenção)
- 14h - Bula na Cumbuca (música)
- 15h – Medicina do Riso “Os Acrobáticos” (circense)
- 16h - Corta Jaca e Malu Rodrigues (música)
- 17h - Medicina do Riso “O Flautista e o Palhaço” (intervenção)

Palco 3: Casa de Cultura Hermann Müller (Avenida Carioba, nº 2001 – Carioba)

Domingo – 20 de maio
Café Caipira Especial na Virada Cultural Paulista
- 9h – Orquestra de Violeiros de Americana (música)
- 11h - Moda de Rock Viola Extrema (música)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Banda Os Mamíferos, de Americana, é atração da Virada Cultural


A banda Os Mamíferos, de Americana, completou 20 anos de estrada. Nesse período, teve diversas formações. A atual tem Waine, Daniel, Pio e Adhan, que tocam juntos há mais de doze anos. A banda, com repertório próprio, se apresenta na Virada Cultural de Americana no próximo dia 19 de maio, sábado, às 21h, no Portal de entrada da cidade.

Crítico, o líder dos “Mamiferos”, o vocalista Waine, disse que a mídia dá pouca importância às bandas alternativas. “A importância da participação no evento é a divulgação da banda e a honra de representar a cultura da cidade de Americana num evento desta importância. No cenário atual, o rock nacional encontra-se carente de mídia. Existem coisas muito boas acontecendo, várias bandas novas, mas quem consegue espaço na mídia quase sempre são bandas com músicas altamente comerciais e com conteúdos que deixam a desejar.”, afirmou o vocalista.

Fundada por Waine e Pio, a banda toca músicas próprias e tem influência no rock pop nacional, “principalmente das músicas dos anos 80”, comentou o baixista Jaime Pio. “Atualmente, o que se ouve quando o quinteto sobe no palco é um som resultante da uma mistura de ritmos, o ska, que levanta a galera”, resumiu Waine. Há cinco anos a banda conta com a participação do Bruno Brito no trompete.

Além da participação em vários festivais, a banda já abriu shows para artistas como Pepeu Gomes, Ira e Paralamas do Sucesso. “Os Mamíferos” adotou o elefante como logomarca. “Para conferir a qualidade sonora da banda sugerimos os endereços eletrônicos abaixo (depois do repertório), onde estão algumas das músicas, como Cavaleiro da paz; Comunicação; O mundo pra mim acabou (Nunca mais); Todos querem alcançar o céu; Lágrimas no batalhão; O Mundo animal; e Nove meses pra nascer (1 segundo pra morrer!)”, avisou Waine.

Integrantes da banda
Vocal= Waine Pertiles
Guitarra= Daniel Destro
Baixo= Jaime Pio Jr.
Bateria= Adhan Comini
Trompete= Bruno Brito

Repertório
1- Cavaleiro da paz
2- Comunicação (O poder dos meios)
3- Valentim - o homem que vendia vassouras
4- Todos querem alcançar o céu
5- Mundo animal
6- Lágrimas no batalhão
7- 9 meses pra nascer, 1 segundo pra morrer!
8- Farmácia
9- O manto

Contatos com a banda: bandaosmamiferos@bol.com.br

Link :

Sites:


segunda-feira, 14 de maio de 2012

VIRADA CULTURAL PAULISTA DE AMERICANA



TODA PROGRAMAÇÃO É GRATUITA
Palco 1: Portal Princesa Tecelã ( Avenida Antônio Pinto Duarte, s/nº)

Sábado – 19 de maio
- 18h30 - Ricardo Carioba - Concerto de música eletrônica (música)
- 19h30 - Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (música)
- 20h30 - Ale Roit - Pelada na Rua (intervenção – performance)
- 21h - Os Mamíferos (música)
- 22h - Ale Roit - Pelada na Rua (intervenção – performance)
- 22h30 - Paula Lima (música)
-24h00 DJ MARCIO LEAN
-01h00 ELVIS ROCK BAND
-02h00 DJ MARCIO LEAN
-02h30 POP JAVALI
Domingo – 20 de maio
- 15h - 5 A Seco e Mariana Aydar (música)
- 16h - Cia. Bubiô Fico Lô - Os Grandes Palhágicos (intervenção – performance)
- 16h30 - Marquinho Dikuã + Tobias da Vai-Vai (música)
- 17h30 - Cia. Bubiô Fico Lô - Os Policiais Vigias (intervenção – performance)
- 18h - Ky-Mani Marley (música)

AMERICANA SP AV ANTONIO PINTO DUARTE
____________________________________________

Palco 2: PRAÇA COMENDADOR MULLER - CENTRO

Domingo – 20 de maio
- 10h30 - Quarteto Brasileiro de Cordas (música)
- 11h30 - Silenciosas e Gt aime - Dançando na Cidade (dança)
- 12h30 - Choro Moço (música)
- 13h30 - Silenciosas E Gt aime (intervenção)
- 14h - Bula na Cumbuca (música)
-15H00 MEDICINA DO RISO “OS ACROBÁTICOS”
-16H00 CORTA JACA E MALU RODRIGUES
-17H00 MEDICINA DO RISO “O FLAUTISTA E O PALHAÇO”

Praça Comendador Müller, n.º 172 – Centro
Americana – SP – CEP 13465-289

_________________________________________________

Palco 3: Casa de Cultura Hermann Müller (Avenida Carioba, nº 2001 – Carioba)

Domingo – 20 de maio

-09h00 ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE AMERICANA
- 11h - Moda de Rock Viola Extrema (música).

Local: Casa de Cultura Herman Muller- Rua: Carioba 2001- Bairro Carioba
Telefone: 3462-6048

Prefeitura reinaugura praça da Cidade Jardim após revitalização completa




A Prefeitura de Americana entregou ontem, 12 de maio, a revitalização completa da Praça Oscar Ignácio de Souza, localizada na Cidade Jardim. Com a participação do prefeito Diego De Nadai, a festa foi encerada com dois grandes shows: dupla Ricardo e João Fernando e do grupo Gabana, ambos de Americana.

“A entrega desta praça, hoje, tem um significado muito importante pra mim. Nasci aqui, na Rua das Hortências, e tenho um carinho muito especial por todos vocês. Aqui, como em todas outras revitalizações, o objetivo é proporcionar um local digno para a população, com opções de lazer e, consequentemente, trazer as famílias de volta para a praça, desfrutando de bons momentos”, disse o prefeito Diego De Nadai. Ele ainda reforçou a grande ajuda do deputado Chico Sardelli, com a destinação da verba estadual e de todos os outros deputados que ajudam Americana constantemente.

As obras consistiram na construção de um novo calçamento; melhoria e aumento na iluminação local; construção de um campo society; reforma e aumento dos bancos; instalação de novas lixeiras, playground e equipamentos de ginástica para a utilização de todos os moradores. Além disso, o paisagismo da praça foi totalmente remodelado, o coreto reformado e pintado e uma pista de caminhada construída no entorno da praça. Além dessas melhorias, a praça terá uma guarita com segurança 24 horas e também a reativação do poço artesiano para utilização da população.

“Quando iniciamos a primeira revitalização, muitos achavam que ficaríamos apenas no Centro, hoje, mais uma vez, provamos que isso não é a linha da atual administração. Temos outra praça na região da Cidade Jardim sendo construída e, em breve, todos poderão usar de mais um espaço público digno e moderno”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo. Mário Antunucci, secretário de Esportes, também enalteceu a utilização da praça. “Realmente a praça ficou muito bonita e mostra a preocupação da administração municipal, que é valorizar o esporte, o bem estar social e mental de todos os moradores de Americana”.

Com investimentos do governo estadual e federal, a obra foi realizada pela Engemax Engenharia Ltda. “Trabalho ao lado de Americana e, no final de meu segundo mandato, já havia separado a verba para poder ajudar o bairro Cidade Jardim com a revitalização, a altura do povo que aqui frequenta”, disse o deputado estadual Chico Sardelli.

Para finalizar a entrega, o prefeito Diego De Nadai homenageou o morador mais antigo da Cidade Jardim, Reinato e Assumpta Biagioni, e também a família e amigos de Oscar Ignácio de Souza, nome da praça da Cidade Jardim. Prestigiaram a reinauguração o vice-prefeito de Americana, Dr. Seme Calil, secretários e servidores municipais, além do deputado estadual Cauê Macris e a deputada federal Aline Correa.

Oscar Ignácio de Souza
Nascido no dia 5 de janeiro de 1907, o Sr. Oscar Ignácio de Souza foi vereador de 1956 a 1959, além de funcionário público estadual da Casa da Agricultura, funcionário público municipal e membro da comissão municipal de trânsito. Em sua carreira política, Oscar Ignácio de Souza, que também foi suplente de vereador de 1963 a 1968, faleceu em 26 de fevereiro de 1973.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mariângela Zan faz show gratuito na Praça David Garcia


A cantora Mariângela Zan e o músico Arnaldo Freitas fazem show gratuito neste sábado (12/5), às 21h, na Praça David Garcia. O evento faz parte da Re Virada Cultural de Americana, que ainda terá atividades infantis, cortejo de maracatu, danças e show da dupla sertaneja Bruno César e Salvador. Junto com o evento, estará acontecendo a Feira de Artesanato. A Re Virada é um projeto da RMC.

“É nosso objetivo investir cada vez mais em cultura. Este projeto, A Re Virada, pretende promover a circulação de ideias e de produções culturais. Temos artistas da RMC na programação. Isto faz parte de nossa política cultural”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.

“Buscamos sempre valorizar e promover a circulação de nossos artistas. A partir da Re Virada, os artistas da RMC estão se conhecendo e trocando experiências. O projeto integra todas as cidades da RMC. Ele é um desenho dos projetos dos municípios. Com isso, estamos atuando firme na produção regional”, afirmou o diretor de Cultura, Melquesedec Ferreira.

O projeto Re Virada foi lançado em 2010 pelas cidades da Região Metropolitana de Campinas com a coordenação da Câmara Temática de Cultura da RMC. O Re Virada tem o objetivo de valorizar o artista da região e a circulação da produção cultural nas cidades da RMC.

Mariangela Zan, filha do acordeonista e compositor Mário Zan, começou a cantar aos 13 anos de idade, fazendo backing-vocal nos shows e bailes de seu pai, por todo o Brasil. Aos 15 anos, assumiu oficialmente o vocal da banda, interpretando canções de autoria de Mario Zan e de outros compositores. Mariangela diz que firmou-se como cantora profissional nos bailes pelo Brasil. Ela é formada em Direito e Jornalismo.

Ao longo destes 14 anos acompanhando seu pai, Mariangela apresentou-se cantando solo em diversos programas de televisão, como Altas Horas e Mais Você; Viola minha viola e Ensaio. Mariangela Zan apresentou com Mario Zan, durante dois anos e meio, o Programa “Mário Zan e seus convidados”, na Rede Vida de Televisão.

A cantora é uma estudiosa da cultura brasileira, do folclore e dos diversos segmentos da música popular brasileira, principalmente a música raiz. Ela participou no ano de 2008 do projeto “Filhos de peixe”, que reuniu filhos de grandes nomes da música regional brasileira. Atualmente, Mariangela Zan apresenta o show “Viagem pela música raiz”.

Arnaldo Freitas toca e canta, no show, clássicos do nosso cancioneiro, sucessos que o público canta junto. Ele vai acompanhado por um violão base. Ele faz vários tipos de sons na viola e vários estilos musicais além da música raiz, como erudito, MPB, flamenco, fado português, barroco, chorinhos entre outros, em que mostra sua versatilidade musical.

Arnaldo Freitas é considerado o melhor violeiro da atualidade. Recentemente, ganhou o prêmio de melhor instrumentista de viola no festival Voa Viola, patrocinado pela Caixa Econômica federal, escolhido por júri especializado em música popular brasileira e instrumental, com cerca de 400 inscritos de todo Brasil.

Arnaldo Freitas nasceu e cresceu no interior de São Paulo, ouvindo a tradicional música raiz brasileira, surgindo assim o interesse pela viola caipira, que começou a aprender autoditada aos 13 anos de idade. Estudou entre 2006 e 2007 na Universidade Livre de Música - Centro de Estudos Musicais Tom Jobim - , onde aprimorou-se tecnicamente. Desde 2006, é o violeiro oficial do programa Viola minha viola, da TV Cultura, apresentado pela rainha do folclore Inezita Barroso, além de acompanhá-la em shows por todo Brasil.

Programação
Re Virada Regional de Cultura da RMC
12 de maio na Praça David Garcia (em frente a Gama)

- 10h - Atividades infantis
- 17h - Cortejo de maracatu – Fazendo Arte
- 18h - Danças da RMC – diferentes estilos (toque de alma)
- 20h - Bruno César e Salvador de Itatiba
- 21h30 - Show Mariangela Zan e Arnaldo Freitas

FeirArte: dias 11,12 e 13


Banda faz concerto em homenagem às mães na Praça Comendador Müller


A Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” faz um concerto em homenagem às mães apresentando canções de Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim, Belchior e Ary Barroso, neste sábado, (12/5), na Praça Comendador Müller, em Americana, às 10h. “É um repertório de qualidade que selecionamos para as mães. A banda, com estas apresentações, fica perto da população e estar próximo do povo é ótimo para os músicos”, disse o regente da Banda Municipal, Jair Santos.

“O objetivo é homenagear as mães e atingir o público que se dirige ao centro para fazer compras no comércio ou a passeio. Essas pessoas terão o prazer de poder desfrutar de boa música”, disse o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo.

A Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi” foi criada em 07 de novembro de 1973, pela lei municipal nº 1249. Ganhadora de vários concursos, teve na sua direção musical maestros como Disma Brentel, Bento Barbosa de Brito, José Roberto Lazinho e Dailton Lopes. Além de concertos, toca músicas regionais do Brasil, MPB, jazz, música latina, ballet, ópera, trilhas sonoras, e pode se adaptar a outros estilos musicais. Tem como diretor artístico-musical e regente titular o maestro Jair dos Santos.

Jair dos Santos iniciou seus estudos em 1990, com os professores Marcio Beltrami e Clóvis Beltrami. Em 1994 estudou trombone com o professor Robson Denadai. Participou de vários festivais, entre eles Festival de Inverno Tatuí, Festival de Inverno de Campos do Jordão e Festival da Música de Itu. Participou como músico convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e, também como regente convidado, da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré. Atualmente é musico da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e regente da Banda Sinfônica Municipal de Americana.

Repertório
- Na baixa do sapateiro - Ary barroso / Pixinguinha
- A Rita - Chico Buarque
- Garota de Ipanema - Tom / Vinicius
- Emoções - Roberto Carlos
- Wave - Tom Jobim
- Eu sei que vou te amar / E por falar em saudade - Tom / Vinicius
- Água de beber - Tom / Vinicius
- Anos dourados - Tom Jobim
- Chapéu palheta - Toninho Ferragutti
- Assanhado - Jacob do Bandolim
- Como nossos pais – Belchior
- Corsário - João Bosco
- Tango para Tereza - Evaldo Gouveia e Jair Amorim

Começa o período de degustação do Roteiro de Buteco


Começa neste sábado (12/05) o período de degustação do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana “Roteiro de Buteco”. Estão inscritos no festival 43 bares. A degustação termina em 25 de junho. O Roteiro encerra com a presença do cantor e compositor Dudu Nobre, no Portal, dia 2 de julho. Ano passado participaram 31 butecos na edição de inverno.

“Este número de butecos inscritos superou nossas expectativas. Mostra que o projeto tem cumprido seu objetivo que é de fomentar e qualificar o setor em Americana”, disse o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo.

José Vicente adiantou que, durante o período de degustação dos petiscos, acontecerão, nos bares, mais de 200 apresentações musicais com as participações de cerca de 30 artistas e grupos da cidade. “É difícil dizer que Americana não tem vida noturna agora e com atividades culturais acontecendo a todo momento”, revelou o secretário lembrando que em maio Americana viverá a Virada Cultura, nos dias 19 e 20.

O quarto Festival Roteiro de Buteco – edição de inverno – terá como novidade a alteração do local do evento da Praça David Garcia para o Portal da cidade. O evento Butecaria – encerramento do Festival – será realizado no domingo (1/7), a partir das 10h, com apresentações de músicos da cidade e segunda-feira, (2/7), terá um grande show com Dudu Nobre, a partir das 17h.

“Este projeto é um sucesso. Nossa expectativa é que os butecos recebam durante o período de degustação cerca de 150 mil pessoas. A Secretaria aumentou o valor da premiação para os garçons vencedores do Festival. “O segmento buteco era esquecido em outras administrações. A atual chegou para propor crescimento e novos projetos”, afirmou.

Pelo regulamento serão analisados os seguintes quesitos: Melhor tira gosto, Qualidade de serviço de bar e Melhor garçom. Durante todo o período do evento o “butequeiro” poderá se dirigir aos estabelecimentos participantes e consumir o tira gosto concorrente, observando a sua apresentação, sabor e originalidade. Para ter à cédula de votação o “butequeiro” deverá obrigatoriamente consumir o tira-gosto destacado pelo estabelecimento. Após consumir o tira-gosto, o “butequeiro” deverá solicitar ao garçom ou responsável, a cédula de votação contendo as informações do estabelecimento e seus respectivos campos referentes à avaliação.

Os Jurados
Haverá a participação de jurados convidados pelos realizadores, que visitarão os estabelecimentos sem prévio aviso. Os jurados se identificarão somente no final da visita, quando da apresentação de um voucher, que lhe deu direito a consumir o prato concorrente. Caberá a Comissão de fiscalização e acompanhamento, zelar pelo bom andamento dos trabalhos propostos, sempre com imparcialidade, dirimindo a qualquer tempo, eventuais dúvidas e contratempos.
Ao término do período do festival as urnas, devidamente lacradas, serão recolhidas pelos realizadores e encaminhadas a Secretaria de Cultura e Turismo.

Premiação
Serão premiados os três estabelecimentos melhores colocados, assim como, os três garçons melhores colocados. Os premiados serão apresentados durante o evento denominado Butecaria, a ser organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Os estabelecimentos premiados receberão uma placa e um certificado, além de um selo especial para ser usado como material promocional. Os garçons premiados receberão: 1º lugar – R$ 2.500,00; 2º lugar – R$ 1.500,00 e 3º lugar – R$1.000,00.

Mais Informações acesse : http://www.facebook.com/RoteirodeButeco

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CRAS Praia Azul promove oficina de beleza para mães nesta sexta


A Secretaria de Promoção Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Praia Azul, vai promover nesta sexta-feira (11/5), às 19 horas, a oficina “Cuidar de quem cuida”, em comemoração ao Dia das Mães. O evento vai oferecer penteados e maquiagem às mães que fazem parte do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), segundo a diretora da Unidade de Proteção Social Básica, Aparecida Fernandes Flório.

“As mães contempladas com os cuidados especiais neste dia terão um momento para receber este carinho. O evento também reunirá os filhos, e profissionais voluntários farão os penteados e a maquiagem. Ao final do evento, as participantes receberão fotos individuais com o resultado da transformação”, explicou a diretora.

Toda a equipe do CRAS estará envolvida nesta oficina. O Centro de Referência da Praia Azul fica na rua Maranhão, nº 1595.

O CRAS Nossa Senhora Aparecida também preparou atividades especiais para as mães. Nesta quarta-feira, foi realizado encontro com mulheres na Colônia Sobrado Velho. O tema “Mãe” foi abordado na ocasião. Na quinta-feira, às 19 horas, no CRAS, haverá a mesma abordagem com o grupo de acompanhamento familiar de transferência de renda.

Banda faz concerto em homenagem às mães com Chico Buarque e Tom Jobim no repertório


A Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” faz um concerto em homenagem às mães apresentando canções de Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim, Belchior e Ary Barroso, neste sábado, (12/5), na Praça Comendador Muller, em Americana, às 10h. “É um repertório de qualidade que selecionamos para as mães. A banda, com estas apresentações, fica perto da população e estar próximo do povo é ótimo para os músicos”, disse o regente da Banda Municipal, Jair Santos.

“O objetivo é homenagear as mães e atingir o público que se dirige ao centro para fazer compras no comércio ou a passeio. Essas pessoas terão o prazer de poder desfrutar de boa música”, disse o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo.

A Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi” foi criada em 07 de novembro de 1973, pela lei municipal nº 1249. Ganhadora de vários concursos, teve na sua direção musical maestros como Disma Brentel, Bento Barbosa de Brito, José Roberto Lazinho e Dailton Lopes. Além de concertos, toca músicas regionais do Brasil, MPB, jazz, música latina, ballet, ópera, trilhas sonoras, e pode se adaptar a outros estilos musicais. Tem como diretor artístico-musical e regente titular o maestro Jair dos Santos.

Jair dos Santos iniciou seus estudos em 1990, com os professores Marcio Beltrami e Clóvis Beltrami. Em 1994 estudou trombone com o professor Robson Denadai. Participou de vários festivais, entre eles Festival de Inverno Tatuí, Festival de Inverno de Campos do Jordão e Festival da Música de Itu. Participou como músico convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e, também como regente convidado, da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré. Atualmente é musico da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e regente da Banda Sinfônica Municipal de Americana.

Repertório
- Na baixa do sapateiro - Ary barroso / Pixinguinha
- A Rita - Chico Buarque
- Garota de Ipanema - Tom / Vinicius
- Emoções - Roberto Carlos
- Wave - Tom Jobim
- Eu sei que vou te amar / E por falar em saudade - Tom / Vinicius
- Água de beber - Tom / Vinicius
- Anos dourados - Tom Jobim
- Chapéu palheta - Toninho Ferragutti
- Assanhado - Jacob do Bandolim
- Como nossos pais – Belchior
- Corsário - João Bosco
- Tango para Tereza - Evaldo Gouveia e Jair Amorim

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fazendo Arte faz primeira apresentação no CCL com dança, música e teatro




O projeto “Fazendo Arte” da Secretaria de Cultura e Turismo faz sua primeira apresentação no auditório do Centro de Cultura e Lazer (CCL) nesta sexta-feira, (11/05), às 19h30. O primeiro Sarau do projeto terá a participação de mais de 200 alunos. Haverá apresentações das oficinas de Dança, Teatro, Música e Artes Plásticas. A entrada é franca.

“O primeiro Sarau do Fazendo Arte será uma vivência artística e não um evento no formato do sarau tradicional com musica, poesia, comida e bebida”, disse o coordenador do projeto, Gustavo Spinola. O eixo temático de trabalho do Fazendo Arte para o ano de 2012 é o Sitio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

“A Secretaria de Cultura e Turismo se propõe levar arte para todos os pontos da cidade. O projeto busca levar arte à população, como inclusão social, melhorando sua auto-estima, segurança, autoconfiança e o convívio interdisciplinar com grupos diversos, respeitando a assimilação e a capacidade de cada um. As oficinas serão desenvolvidas com metodologia pré-estabelecida e programação didática coordenada com supervisão pedagógica, coordenação de área e coordenação geral”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.

“Nesta primeira edição faremos uma "viagem" pela imaginação de Monteiro Lobato, os fatos que o influenciaram a criar os seis principais personagens de sua obra: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastacia e Visconde de Sabugosa com trilha sonora baseada nas obras feitas para o seriado de TV de 1977 e 1979, exceto uma canção do Lenine”, revelou Spinola. Na sexta feira dia 11, o projeto fará três apresentações: 19h30, 20h30 e 21h30. No domingo, dia 13, no mesmo local, haverá sessões às 16h, 17h, e 18h.

Segundo Spinola o Sarau buscará envolver os sentidos - visão, audição, tato e olfato - do público por meio de exposições das obras dos alunos de desenho e artesanato; audição dos alunos de violão, percussão e sons de sítio (passarinhos, grilos, etc); tato por exposições de tecidos de várias formas e o olfato pelo cheiro característico do sítio no ambiente (grama, bolo de fubá, etc).

Participam do projeto, no total, cerca de 800 alunos. Estão funcionando os pólos da Cidade Jardim (Cidade Jardim e Jardim dos Lírios), pólo Centro (CCL), pólo Zanaga (Zanaga e Jardim Brasil) e pólo Vila Dainese. A meta é atingir 10 pólos. Para o primeiro ano do projeto, o tema “Sítio do Pica-pau amarelo” foi adotado. As pesquisas permeiam a discografia feita para o seriado de TV de 1977 e 1979. Os monitores e os alunos passam por incentivos a pesquisa e exploração das diversas formas de adaptação a cada segmento artístico.

“Fazendo Arte” continua com inscrições abertas para diversos cursos, em 16 modalidades, que estão divididos em 10 pólos pelas regiões de Americana. As oficinas, gratuitas, disponibilizarão quatro segmentos: artes visuais, dança, música e teatro. O projeto tem coordenação pedagógica. Informações (19) 3408-8010

sábado, 5 de maio de 2012

Professor da rede municipal participa da “Bienal do Esquisito”



O professor de arte do Centro de Inclusão Mãos que Acolhem, da Prefeitura Municipal de Americana, Walcirlei Cesar Siqueira foi convidado para expor na “Bienal do Esquisito”, a escultura “A Face”, feita em gesso, com 50 cm de altura. A exposição será lançada hoje, 05/05, no Museu de Arte Contemporânea, em Atibaia. O tema “A face oculta de um acéfalo” despertou a criatividade de 20 artistas plásticos de todo o Brasil.

Além da escultura, o artista plástico vai apresentar um vídeo de uma intervenção urbana. Ele colocou faixas em prédios abandonados e gravou um vídeo relatando o seu trabalho. “Estamos em uma fase na qual muitos prédios novos são construídos, com lindas fachadas e design, mas as pessoas esquecem os prédios antigos, eles também têm uma história, meu objetivo foi chamar a atenção para isso em forma de arte”, disse.

A Bienal do Esquisito é um festival de arte contemporânea, em que obras de variadas técnicas são reunidas. O evento proporciona a chance de novos talentos se destacarem, premiando-os. Há performances, vídeos e acervo bidimensional e tridimensional. Tem o objetivo de proporcionar a sintonia do público com a arte moderna, oferecendo um elo de comunicação entre o artista e o público, no qual a criatividade e a inovação são peças-chave para o evento.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Café Caipira


20/05 - 09h – Café Caipira

Atrações: Orquestra de Violeiros de Americana e Moda Rock Extrema 
Local: Casa de Cultura Herman Muller- Rua: Carioba 2001- Bairro Carioba 
Telefone: 3462-6048

Abadá realiza 12º Jogos Paulistas e Festival Nacional de Capoeira no CCL



Mais uma vez a cidade de Americana receberá no Centro de Cultura e Lazer (CCL), os Jogos Paulistas e o Festival Nacional do Abadá-Capoeira. O evento que começa nesta quinta-feira (03/5) e vai até sábado (05/5), contará com cursos de capoeira, batizados e a troca de cordas entre os alunos.

O evento organizado pelos mestrandos Pernilongo e Peixe-Cru, reunirá capoeiristas e admiradores de diversas cidades do estado de São Paulo, entre outros estados. O Festival terá também as seletivas para as disputas da 12ª edição dos Jogos Paulistas de Capoeira.

Na quinta (03/5) e sexta-feira (04/5) acontecerão os cursos de capoeira com o Mestre Camisa, presidente fundador do Abadá (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira). No sábado (05/5), a partir das 9h, haverá batizados de novos alunos, troca de cordas, fandango e a apresentação do Coral da 3ª Idade de Campinas (SP).

As finais dos Jogos Paulistas 2012 serão realizadas no domingo (06/5), em São Paulo. Mais informações pelos telefones (19) 3462-4462 e (11) 8508-4157 ou pelo email abadapernilongo@hotmail.com.