terça-feira, 8 de novembro de 2011

Americana é a 17º melhor cidade dentre 5.565 municípios do País

Paulínia é a segunda colocada do País em levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro
Oito cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estão entre as 50 melhores do Brasil em emprego e renda, educação e saúde, segundo levantamento referente a 2009 da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). Paulínia ficou em segundo lugar no ranking nacional, atrás de Barueri. As outras cidades bem colocadas na RMC são Indaiatuba, Americana, Campinas, Hortolândia, Itatiba, Vinhedo e Valinhos.
A pesquisa foi feita nos 5.565 municípios do País, com base em dados disponibilizados por prefeituras e pelos ministérios da Educação, Trabalho e Saúde. O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) varia de 0 a 1 para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias de desenvolvimento: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Cada quesito recebeu uma nota e o índice foi calculado pela média.
Doze cidades da RMC foram classificadas com alto desenvolvimento (veja quadro abaixo). Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Holambra, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira e Santo Antonio de Posse foram consideradas com desenvolvimento moderado. Nenhuma cidade da região recebeu a classificação de desenvolvimento regular ou baixo.
O prefeito de Paulínia, José Pavan Junior (PSB), comentou que o resultado é fruto dos esforços que a sua administração vem fazendo, principalmente para atender demandas sociais do município. “A satisfação da população é nosso principal indicador e trabalhamos sempre para melhorá-la. Quero agradecer a minha equipe, que não tem medido esforços para oferecer a população paulinense a cada dia serviços com melhores qualidades”, disse Pavan, através da assessoria de imprensa.
A secretária de Saúde de Paulínia, Mônica Focesi, comentou que o resultado se deve a investimentos “amplos”, em sua pasta. “A atual gestão está muito preocupada com a saúde da população. Notamos tal fato porque nossa administração vem investindo na saúde mais do que determina a lei. Além disso, investimos muito na qualidade de nossos equipamentos e na qualificação de nossos funcionários”, disse.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), foi procurado por telefone para comentar o assunto, mas não atendeu às ligações.
ESTADO
Os três Estados com melhor qualidade de vida são São Paulo (0,8796), Paraná (0,8226) e Rio de Janeiro (0,8062). No extremo oposto, Alagoas (0,5933) permaneceu como o Estado com o pior índice de desempenho. O município último colocado da pesquisa é São Félix das Balsas (MA), com 0,03413 pontos.

Nenhum comentário: