terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pedro Bento e Zé da Estrada são atrações do Viola em Casa


A dupla sertaneja "Pedro Bento e Zé da Estrada" é a atração do Viola em Casa nesta sexta-feira, (25/10), às 20h, na Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz. A entrada é franca. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.

Pedro Bento e Zé da Estrada, juntos desde a década de 50, já ganharam até um museu histórico na cidade de Pratânia, SP, aberto diariamente à visitação pública onde existem objetos como troféus, discos, fotos, indumentárias e instrumentos musicais antigos usados pela dupla. Conhecidos pelos acessórios típicos - chapéus mexicanos - que utilizam no palco ganharam o apelido de "Os Amantes da Rancheira".

Pedro Bento (Joel Antunes Leme) nasceu em 1934, em Porto Feliz, SP, onde ainda garoto animava as rodas de viola nas quermesses das cidades da região, como Piracicaba e Tietê. Na década de 1950, convidado para participar do programa manhãs da roça, de Chico Carretel, na rádio paulistana Cruzeiro do Sul, Pedro Bento acabou conhecendo no estúdio o parceiro Zé da Estrada (Waldomiro de Oliveira), nascido em 1929, em Botucatu. A partir deste encontro começaram a cantar e tocar em emissoras de rádios e circos de todo o interior de São Paulo.

Em 1958 a dupla gravou o primeiro disco, em 78 rotações, pela gravadora Continental. O carro chefe do vinil era a música "O Seresteiro da Lua", primeiro sucesso da carreira. Mas, o sucesso começou a surgir entre 1966 e 1970. Pedro Bento e Zé da Estrada gravaram canções de estilos variados, compostas por compositores consagrados como Almirante e Almir Sater, entre outros. A dupla gravou cerca de duas mil músicas. São mais de 25 CD s, 104 LP s e 16 discos em 78 rotações.

Nenhum comentário: