quinta-feira, 21 de junho de 2012

Americana sedia encontro estadual de Pontos de Cultura


A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana sedia, no auditório do Centro de Cultura e Lazer, o encontro de “Formação dos Pontos de Cultura da Rede do Estado de São Paulo”. Participaram da abertura do evento, nesta quinta de manhã, o representante do Ministério da Cultura, Valério Benfica; a gestora dos Pontos de Cultura da Secretaria Estadual de São Paulo, Antonieta Dertkigil; o diretor da Sectur, Melquesedec Ferreira, o assessor da Sectur, Walter Veneciano e o representante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura, Alessandro Azevedo. O encontro termina nesta sexta (29/6) à tarde.

Participam da reunião 50 pontos de 30 cidades, num total de 100 pessoas. No Estado existem 301 pontos em 172 cidades. Na parte da manhã de quinta houve discussão sobre o Sistema Nacional de Cultura; à tarde, a pauta é Prestação de Contas. Na sexta de manhã haverá debate sobre Economia Criativa e à tarde as cidades realizarão um Fórum. Este é o nono encontro que os pontos de cultura participam desde abril de 2012. “O objetivo é fortalecer a rede de pontos de cultura e a formação dos grupos”, revelou Antonieta.

Segundo Alessandro, o Fórum é importante para os grupos. “O Fórum é um espaço para a sociedade civil discutir seus problemas e estratégias. Nós queremos continuar com este programa. Eles representam nossa diversidade cultural. Para isso fiquem atentos porque no final do ano haverá lançamento de edital”, lembrou o representante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura.

Para Melquesedec “é um prazer sediar esse encontro. Em Americana a cultura está pautada no dialogo com a sociedade civil. No inicio dessa administração realizamos um fórum para ouvir e debater com os grupos”, lembrou o diretor de Cultura de Americana. Na linha de Melquesedec, o representante do Ministério da Cultura disse que “os pontos de cultura – essa gestão compartilhada – constroem juntos políticas públicas. Há interesses comuns que têm de ser ressaltados. O Sistema Nacional de Cultura permite que políticas e recursos se ampliem com a participação da Sociedade Civil. O Sistema Nacional quer participação e democracia”, concluiu.

Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.

Nenhum comentário: