quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto Verão e Exercício atende mais de mil pessoas que buscam qualidade de vida no Jardim Botânico







Além de espaços de lazer e esporte como ciclovias, ciclofaixas e pista de caminhadas da Prefeitura de Americana a população também conta com o Projeto Verão e Exercício no Jardim Botânico que, desde o final de novembro de 2011, teve o horário de funcionamento ampliado. As atividades físicas, avaliações e consulta com nutricionista, enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional passaram a acontecer das 8 às 21 horas, de segunda a sexta-feira. 

Desde que foi inaugurado, há 1 ano, o serviço já realizou 7.594 atendimentos nas 1.079 pessoas cadastradas e que regularmente participam do Projeto. Eliane Agulha, assessora de planejamento estratégico do setor de Assistência em Saúde, comentou que o grande interesse dos participantes está na prática de atividades física. “Eles demonstram preocupação em relação aos riscos provocados por uma caminhada sem os esclarecimentos adequados dos profissionais de saúde. Além de se interessarem também pelos benefícios adquiridos a médio e longo prazo quando a atividade passa a fazer parte da rotina”, falou. 

Eliane acrescentou que o Projeto Verão e Exercício tem despertado interesse pelos serviços oferecidos. “Antes de iniciar a caminhada, os participantes procuram os profissionais, com a finalidade em se manterem informados sobre suas condições físicas e também obterem maiores esclarecimentos quanto à prevenção de doenças, a partir da incorporação da caminhada como prática diária”.

As avaliações e acompanhamentos com nutricionista mostrou que 40% dos cadastrados apresentaram sobrepeso e nesse sentido, o atendimento tem sido fundamental para orientar e incentivar os participantes a adotarem um hábito alimentar equilibrado que em médio e longo prazo resulta em beneficio para a saúde. 

“Os profissionais que atuam no Projeto, além do trabalho de educação na atividade física, estimulam a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação é o melhor meio de envelhecer de maneira saudável”, completou Eliane.

O Verão e Exercício estimula a prática da caminhada, orienta quanto à prevenção de problemas que possam ser acarretados por uma atividade feita sem os cuidados necessários, identifica sinais de morbidades crônicas nos participantes, além de proporcionar um acompanhamento multiprofissional que garanta melhores cuidados e a possibilidade de redução dos sintomas e controle efetivo de tais morbidades.

“A Secretaria de Saúde não tem medido esforços para manter uma estrutura ideal, abrigando e oferecendo a toda população de Americana serviços e ações de promoção em saúde, com prática orientada de caminhada e com suporte de profissionais da área de educação física, psicologia e nutrição. Tais condições estão proporcionando uma busca cada vez maior de interessados em participar do Projeto”, completou o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon. 

O Projeto Verão e Exercício funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. O endereço do Jardim Botânico é Rua Abrahim Abraham nº400, Parque Residencial Nardini. Abre, diariamente, das 6 às 21 horas.

Nenhum comentário: