sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Americana conquista um dos maiores índices FIRJAN de Desenvolvimento Municipal da região

O desenvolvimento de Americana e o crescente investimento da administração municipal em áreas como saúde, educação, emprego e renda garantiram à cidade a 16ª posição estadual e 17ª nacional no ranking do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), classificando o município como um dos melhores da região.

No quesito educação a cidade foi uma das melhores do país, com índice de 0,9606, o mesmo ocorreu com o índice na área da saúde, que corresponde a 0,9110. No quesito emprego e renda o município ficou com 0,7949. Somadas essas áreas, Americana atingiu um IFDM de 0,8889, ficando à frente de Nova Odessa (0,7926), Sumaré (0,8094), Santa Bárbara d’Oeste (0,8359), Hortolândia (0,8842) e Campinas (0,8866).

Em Americana a Rede Municipal de Ensino oferece escolas de qualidade com profissionais altamente capacitados. No ensino infantil são 43 estabelecimentos entre creches, escolas municipais de ensino infantil e casas da criança, totalizando 6.571 crianças. Já no ensino fundamental a rede possui onze escolas e atende 6.769 alunos.

Na área da saúde é grande o número de equipamentos e serviços à disposição da população. Para melhorar a eficácia dos serviços e garantir a segurança e agilidade das informações dos usuários, iniciou-se a informatização das unidades de saúde e, futuramente, toda a rede de saúde de Americana estará integrada. Além disso, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” passa também por uma total ampliação e reestruturação do pronto-socorro, com investimentos na ordem de aproximadamente R$ 16 milhões. Americana conta, atualmente, com dois hospitais públicos e cinco particulares, que oferecem 690 leitos. Na área de saúde preventiva, os cidadãos podem contar com 24 unidades de saúde, entre unidades básicas de saúde, pronto atendimentos e estratégias de saúde de família, além de um Núcleo de Especialidades.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico resultou na vinda de 23 grandes empresas, que já se instalaram em Americana ou estão em processo de implantação, dentre as quais as multinacionais Doosan e Dabo; as empresas do setor aeronáutico, Flyer e RV Brasil, e a indústria de produtos cosméticos, Evonik. A vinda desses empreendimentos resultou na criação de mais de 2,3 mil empregos diretos. O município conta, ainda, com cerca de 26 mil empreendimentos empresariais nos setores de indústria, comércio e serviços. A qualidade de vida oferecida à população, bem como a estrutura em saúde, educação e áreas de lazer, são os diferenciais que têm levado novos investidores a preferir Americana a outros destinos.

Índice FIRJAN
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. A edição 2011 faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008.

Nenhum comentário: