terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Americana é pioneira no Estado com iluminação de LED






Americana salta à frente de 300 cidades do Estado de São Paulo, atendidas pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), e recebe iluminação de LED, que proporciona significativa redução de custos e maior qualidade na iluminação. O prefeito Diego De Nadai oficializou a parceria entre Prefeitura e CPFL, na manhã desta segunda-feira (19/12), no auditório Villa Americana.

O projeto, estimado em R$ 5,5 milhões, faz parte da segunda etapa do projeto “Americana Iluminada”, que substituiu na sua primeira fase a iluminação pública de mercúrio pelas luzes de vapor de sódio (luzes brancas) da Avenida Antônio Pinto Duarte, Rua São Gabriel, Rua Orlando Dei Santi, Avenida da Saudade, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida De Cillo, Avenida Cecília Meirelles e Avenida Antônio Lobo, ruas Fernando Camargo e Rui Barbosa, Viaduto Centenário e Viaduto Amadeu Elias, trazendo maior segurança, conforto e economia ao município. 

O diferencial do projeto é o desenvolvimento da iluminação utilizando luminárias com a tecnologia de Roadled, mais conhecida como LED. Americana é a primeira cidade no Estado de São Paulo a receber a tecnologia de ponta em vias públicas. Na Avenida Brasil, serão utilizadas iluminação LED em postes da rede de distribuição da CPFL nos dois lados da via, totalizando 174 luminárias ROADLED 150 – Soneres. O canteiro central e a iluminação da pista de caminhada receberão, no total, 350 luminárias EMMA.

“Concretizamos a primeira etapa, agora a Avenida Brasil foi coroada com essa grande obra, isso representa além da qualidade em iluminação, economia aos cofres públicos; a cada ponto de LED serão economizados 100 watts, ou seja, 50% de economia para o município”, disse o prefeito Diego De Nadai durante a oficialização.

A pista de caminhada e ciclovia da Avenida Antônio Pinto Duarte também receberá cerca de 350 luminárias EMMA – Soneres. Os viadutos Dr. Valdemar Tebaldi (entrada principal) e Terezinha Jensen De Nadai (ligação com o Jardim Brasil), também passarão por melhoras na iluminação.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo, explica que Americana está sendo referência para outras cidades e para os demais parceiros da CPFL. “Quando olho para trás e vejo o tamanho da obra e do projeto total, percebo que Americana está entrando em uma rota de modernidade”, disse o secretário.

Para Devanir Mantoani Junior, gerente de poder público da CPFL, a parceria com Americana só foi possível pela adimplência da cidade junto à companhia. “A cidade tinha dívidas antigas com a CPFL, a parceria só foi possível depois que o prefeito conseguiu quitar essas pendências. Com isso podemos realizar projetos para o progresso da cidade, com o que há de mais moderno em iluminação”, disse.

Amanhã, serão colocadas nove luminárias em frente ao Paço Municipal para teste. Técnicos e engenheiros da SOSU e CPFL acompanharão o processo para avaliar se a iluminação está de acordo com o requisitado.

Projeto Eficiência Energética beneficia escolas municipais
Outra parceria da CPFL com o município é o projeto “Eficiência Energética”, que já está em andamento nas unidades escolares da rede municipal. O projeto consiste na substituição das lâmpadas internas das escolas municipais, proporcionando maior segurança, qualidade na luminosidade e economia, atreladas à sustentabilidade, pois as novas lâmpadas consomem menos energia, produzem menos gases poluentes e têm maior tempo de vida útil. 

Até o momento, mais de 15 unidades já foram contempladas com o projeto, a intenção é fazer a troca nas 54 unidades da rede municipal.

Um comentário:

Anônimo disse...

E o Hospital? E as obras paradas?