sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OMA abre para a observação da Lua


Desde que haja boas condições atmosféricas neste sábado, dia 08, excepcionalmente, das 19 às 21h30, o OMA (Observatório Municipal de Americana) abrirá suas portas à visitação pública para observações da Lua. É que nesta data ocorrerá um evento anual internacional de observação do satélite natural da Terra chamado de "International Observe the Moon Night! ". O OMA, por ser credenciado com o Observatório Oficial Brasileiro, está na lista das mais de 200 entidades de todo o mundo que colocarão telescópios à disposição do público nesta noite.

O evento, que congrega cientistas, astrônomos profissionais e amadores, educadores e entusiastas pela observação do céu - em particular da Lua - tem como objetivo fomentar e despertar nas pessoas o senso de curiosidade e imaginação, ambos tão carentes no mundo tecnológico em que vivemos atualmente.

Na ocasião, a Lua estará próxima de sua fase Cheia. Apesar de não ser a melhor fase para ser observada por um telescópio, a visão daquele verdadeiro farol celestial promove agradáveis discussões e bate-papos.

Os astrônomos advertem, entretanto, que as observações apenas serão possíveis caso ocorram condições atmosféricas favoráveis, o que quer dizer céu limpo e sem tendência de chuva.

A entrada é franca e o acesso ao Observatório fica na Rua Itacolomi, nº 1113, no Jardim Ipiranga.

Autor: Carlos H. A. Andrade - astrônomo do OMA

Nenhum comentário: