quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cães da GAMA recebem treinamento e integram patrulhamento em Americana

A Guarda Municipal de Americana utiliza, desde novembro de 2009, cães adestrados no patrulhamento com o objetivo de auxiliar os guardas municipais na proteção de bens, serviços, instalações do município e em outras situações relacionadas com as atividades e atribuições da GAMA. Nesta quarta-feira, a equipe responsável pelo canil treinou o cão Black, responsável pelo auxilio na busca de entorpecentes.

O diretor da GAMA, Téo Feola, afirmou que diversas ocorrências foram bem-sucedidas graças à ajuda dos cães. “Os cães ajudam os guardas e acabam achando materiais e entorpecentes que os olhos do homem não encontram. Isso auxilia no sucesso das ações. Recentemente, o Black encontrou meio quilo de maconha em uma busca, além de outros casos de sucesso”, contou Feola. O canil conta com cinco cães adestrados, que são utilizados em patrulhas, perseguições, busca de entorpecentes, apresentações e terapias alternativas. As raças são rotweiller, pastor malinois, labrador e border collie.

A equipe do canil conta com os cães Batman e Nero, que são responsáveis pelo patrulhamento, contenção de pessoas e também perseguições; Lua e o Snoop, que são cães de apresentações (escolas, grupos de 3ª idade, etc.) e também desenvolvem a cinoterapia, que estuda a anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães; além do cão Black, que é o farejador da equipe, responsável pelas buscas de entorpecentes e outros materiais que só podem ser encontrados através do faro. Recentemente, a GAMA adquiriu a labrador Pantera, que está em treinamento para integrar a equipe de patrulha.

Para iniciar os trabalhos no canil, cinco guardas municipais da GAMA receberam capacitação nas cidades de Rio Claro, Sumaré e Valinhos. Com canis altamente qualificados, as equipes dessas cidades colaboraram com treinamentos, aulas práticas e demonstrações dos trabalhos realizados com o auxílio dos animais.

Nenhum comentário: