terça-feira, 11 de outubro de 2011

Incêndio destrói casa tombada pelo patrimônio histórico no Carioba


Um incêndio durante a madrugada do último sábado (08/10) destruiu uma casa da Avenida Carioba 1600, patrimônio público tombado CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A casa foi sede da primeira escola de Carioba, por volta de 1909.

O incêndio aconteceu por volta das 1h30 da madrugada e destruiu todos os cômodos da casa onde funcionava a ONG Imperatriz Americanense, escola de samba do Carnaval de Americana.

Segundo o Sargento Maciel, do Corpo de Bombeiros, é difícil saber as causas do incêndio. “Não podemos confirmar ainda se foi um incêndio criminoso, pelo fato de toda a estrutura da casa ter sido queimada. Apenas a perícia da Polícia Científica poderá dizer ao certo o ocorrido. Quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, estávamos em uma ocorrência em Paulínia”, disse o sargento.

De acordo com Celso Pires, presidente da escola de samba e morador do local, o fogo deve ter iniciado por volta da 1h30 da madrugada. “Estava dormindo e ouvi uma lâmpada estourar, levantei pra ver e, quando percebi, o fogo já tinha destruído metade das coisas, não sobrou nada, a cama e até o chão do quarto de onde eu dormia viraram cinzas”, disse o morador e acrescenta que junto com os pertences das nove pessoas que morava no local, estava todo o arquivo de fantasias de carnaval e decoração. “Devia ter mais ou menos 1000 fantasias, todo o acervo de festas temáticas, seis computadores, seis televisões, não sobrou nada”.

A Defesa Civil esteve em vistoria com o Corpo de Bombeiros e interditou o local. “Boa parte do telhado já desabou, existe risco de desabamento, a estrutura de alvenaria está condenada, as paredes que ficaram em pé estão sem travamento, por isso, a área teve que ser isolada”, explicou o engenheiro civil e diretor da unidade, Fred Alves.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo, as providências já estão sendo tomadas para que na segunda-feira tenha início o trabalho de perícia. “Foi um incêndio lamentável, estive no local conversando com pessoal das redondezas e moradores e na segunda vamos começar a apurar as causas desse incêndio”, disse o secretário.

Nenhum comentário: