quarta-feira, 20 de março de 2013


Cultura lança CD da Orquestra de Violeiros de Americana


A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana vai lançar neste semestre o primeiro CD da Orquestra de Violeiros do município. Com participações especiais de Mariângela Zan, filha de Mario Zan, na música "Chalana", e da dupla Guaíra e Guaíba em "Tela da Lembrança", o repertório tem 10 músicas sendo três delas regravações de clássicos da música raiz. São 20 vozes em conjunto com 20 violas. O lançamento deve acontecer no projeto "Café Caipira".

"Fruto do Café Caipira é a formação de nossa Orquestra de Violeiros", disse o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente de Nardo. O regente da Orquestra de Violeiros de Americana, Bruno Paparoti, está com a corporação desde sua fundação, em junho de 2010. Atualmente, participam da corporação 25 músicos. Ano passado, o diretor de Cultura, Melquesedec Ferreira, havia anunciado, durante o "Café Caipira", que a Orquestra começava a selecionar repertório para gravar o CD.

"É muito importante esse CD para o resgate de nossa cultura", disse Mariângela Zan durante a gravação de sua participação no CD. "Ter uma cidade que tem uma Orquestra de Violeiros contribui, e muito, para a cultura da música raiz, ainda mais com a participação de uma composição de meu pai, só tenho a agradecer", disse a cantora. Mario Zan compôs "Chalana" junto com Arlindo Pinto.

"A orquestra tem por objetivo resgatar a música sertaneja raiz, valorizar a viola caipira, cantar os grandes clássicos sertanejos", definiu Paporiti. "Uma marca da orquestra de Americana é que a viola é ponteada juntamente com o som do berrante, que é algo extraordinário", ilustrou.

"Foi muito importante Americana formar a orquestra de violeiros, pois além de divulgar o nome da cidade, ela pode ficar reconhecida pelo apoio à música sertaneja raiz. Este projeto do secretário José Vicente é fundamental para fomentar e trabalhar nossa cultura de musica raiz", disse o regente.

A Orquestra de Violeiros de Americana, fez sua primeira apresentação pública na abertura do show de Renato Teixeira, em novembro de 2010. O CD tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: