quinta-feira, 8 de maio de 2014

 OMA – Observatório Municipal de Americana
De 01 a 30 de maio
Sessões públicas: Sextas - feiras, das 19h às 22h. Apenas mediante condições atmosféricas favoráveis. Em dias nublados e chuvosos o OMA não abre suas portas.

Durante a primeira quinzena do mês de Maio, logo no início da noite, última oportunidade para a observação do Planeta Júpiter na constelação dos Gêmeos. A visão do maior planeta do Sistema Solar, acompanhado de suas 4 principais luas, certamente chamará a atenção dos visitantes.

À Leste, dois outros planetas poderão ser amplamente observados durante todo o o mês: Marte e Saturno, este último com seu belíssimo sistema de anéis. Saturno, entretanto, será ainda melhor observado durante o mês de Junho, quando então estará mais alto no céu.

Além de Júpiter, Marte e Saturno, observação das principais constelações da época (Órion, Cruzeiro do Sul, Centauro), estrelas duplas, nebulosas e cúmulos estelares.

No dia 09/Maio destaque para a Oposição do Planeta Saturno (momento em que a Terra encontra-se exatamente entre o Sol e esse planeta) e da Lua Crescente.

Local: Acesso pelo portão principal do Jardim Botânico ou pelo portão privativo do OMA, na Rua Itacolomi, 1113 Jardim Ipiranga.

Telefone: 3407-2985

Entrada Franca

Nenhum comentário: