O diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, Melquesedec Ferreira, falará sobre o setor em uma palestra no Americana Mostra, no Fábrica das Artes, nesta quinta-feira (10/2), às 20h. O evento começou no dia 28 de janeiro e segue até 27 de fevereiro. Na programação, além de palestras, haverá teatro e música.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo, a cultura da cidade deu passos significativos na relação com a população em 2010. A Cultura restabeleceu projetos que congregam artes históricas em nossa cidade como o Festival de Teatro, Mostra de Dança e o Festival de Música, que vai acontecer em 2011. O Turismo, antes apenas um adereço no nome da Secretaria, se fortaleceu com a proposta de governo que começou a ser desenhado em 2009. Sua “missão”, consolidar o turismo como atividade econômica relevante no município. A pasta quer proporcionar de forma eficiente lazer e entretenimento. Promotora de políticas públicas orientadas pelas diretrizes: educação e turismo, preservação e turismo e turismo receptivo.
“Não vou elencar a quantidade de ações que fizemos em 2010. Mas está claro que a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana é uma organizadora e estimuladora destes dois setores em nossa cidade. Fizemos inovações como o “Café Caipira”, o “Livro no Ponto”, o “Parque das Letras” e o Festival “Roteiro de Butecos”. Projetos que já estão sendo copiados em outras cidades”, lembrou José Vicente.
O secretário disse que em 2010 a pasta apoiou eventos em igrejas, em outras secretarias, em bairros, em ONGs, etc. “Estivemos sempre perto das comunidades. Os múltiplos braços da secretaria atingiram artes plásticas, música, literatura, dança, teatro, etc. Fomentou projetos e eventos nos diversos bairros da cidade. Lembramos do “Viola em Casa nos Bairros” e eventos em praças públicas, a Festa Aviatória que reuniu um público de mais de 20 mil pessoas em nosso aeroporto. Isso mostra que a Cultura e o Turismo estão cada dia mais organizados e que estão dando sinais para a sociedade, que se fortalece em uma ideia: a do trabalho sintonizado com a população”, analisou José Vicente. “Nosso compromisso é ser capaz de trabalhar com a diversidade de Americana de forma a produzir alternativas para o conjunto da população. Uma política – contemporânea – deve apontar para oportunidades de consumo e de criações culturais e turísticas”, concluiu.
Melquesedec Ferreira é Bacharel em Comunicação Social pela PUC Campinas; Integrou o Grupo de Estudos Étnicos do Centro de Memória da Unicamp de 1994 a 1996; Trabalhou com Pesquisa Histórica de 1990 a 1997, através de depoimentos orais de antigos moradores; Autor do trabalho apostilado "Americana e Sua História ", publicada pela Prefeitura Municipal de Americana no ano de 1994. Participou da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com o trabalho " Fábrica de Tecidos Carioba - Indústria e Vila Operária ", Univ. Federal do Espírito Santo, 1994; Fez o Curso de Difusão Cultural "Lei Rouanet Fácil da Escola de Comunicações e Artes, USP, Maio de 1998. É autor dos Livros: " Preservando Nossa História ", publicado no ano de 1999; Paróquia de Santo Antônio - Um Século de Fé, publicado em 2000; Em 2008, fez o Curso de "Gestão de Patrimônio Histórico Cultural: A Gestão potencializando a relação turismo e patrimônio " , realizado pelo CT2 - Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, no instituto Agronômico de Campinas, dias 30 de Abril, 07, 14 e 21 de Maio e 04 de Junho de 2008. Como assessor de cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, desenvolveu e criou os projetos "Roteiro Raízes " e "Arte na Praça "; É membro do CONDEPHAM - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Americana e do Grupo Técnico do CT2 - Circuito de Ciência e Tecnologia. Membro da comissão de estudos e formação do Conselho Municipal de Cultura de Americana, 1997; Coordenador da Câmara Temática de Cultura da RMC -Região Metropolitana de Campinas - exercícios 2009 e 2010.
Informações tiradas so site Prefeitura de Americana
Nenhum comentário:
Postar um comentário