terça-feira, 8 de maio de 2012

Fazendo Arte faz primeira apresentação no CCL com dança, música e teatro




O projeto “Fazendo Arte” da Secretaria de Cultura e Turismo faz sua primeira apresentação no auditório do Centro de Cultura e Lazer (CCL) nesta sexta-feira, (11/05), às 19h30. O primeiro Sarau do projeto terá a participação de mais de 200 alunos. Haverá apresentações das oficinas de Dança, Teatro, Música e Artes Plásticas. A entrada é franca.

“O primeiro Sarau do Fazendo Arte será uma vivência artística e não um evento no formato do sarau tradicional com musica, poesia, comida e bebida”, disse o coordenador do projeto, Gustavo Spinola. O eixo temático de trabalho do Fazendo Arte para o ano de 2012 é o Sitio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

“A Secretaria de Cultura e Turismo se propõe levar arte para todos os pontos da cidade. O projeto busca levar arte à população, como inclusão social, melhorando sua auto-estima, segurança, autoconfiança e o convívio interdisciplinar com grupos diversos, respeitando a assimilação e a capacidade de cada um. As oficinas serão desenvolvidas com metodologia pré-estabelecida e programação didática coordenada com supervisão pedagógica, coordenação de área e coordenação geral”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.

“Nesta primeira edição faremos uma "viagem" pela imaginação de Monteiro Lobato, os fatos que o influenciaram a criar os seis principais personagens de sua obra: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastacia e Visconde de Sabugosa com trilha sonora baseada nas obras feitas para o seriado de TV de 1977 e 1979, exceto uma canção do Lenine”, revelou Spinola. Na sexta feira dia 11, o projeto fará três apresentações: 19h30, 20h30 e 21h30. No domingo, dia 13, no mesmo local, haverá sessões às 16h, 17h, e 18h.

Segundo Spinola o Sarau buscará envolver os sentidos - visão, audição, tato e olfato - do público por meio de exposições das obras dos alunos de desenho e artesanato; audição dos alunos de violão, percussão e sons de sítio (passarinhos, grilos, etc); tato por exposições de tecidos de várias formas e o olfato pelo cheiro característico do sítio no ambiente (grama, bolo de fubá, etc).

Participam do projeto, no total, cerca de 800 alunos. Estão funcionando os pólos da Cidade Jardim (Cidade Jardim e Jardim dos Lírios), pólo Centro (CCL), pólo Zanaga (Zanaga e Jardim Brasil) e pólo Vila Dainese. A meta é atingir 10 pólos. Para o primeiro ano do projeto, o tema “Sítio do Pica-pau amarelo” foi adotado. As pesquisas permeiam a discografia feita para o seriado de TV de 1977 e 1979. Os monitores e os alunos passam por incentivos a pesquisa e exploração das diversas formas de adaptação a cada segmento artístico.

“Fazendo Arte” continua com inscrições abertas para diversos cursos, em 16 modalidades, que estão divididos em 10 pólos pelas regiões de Americana. As oficinas, gratuitas, disponibilizarão quatro segmentos: artes visuais, dança, música e teatro. O projeto tem coordenação pedagógica. Informações (19) 3408-8010

Nenhum comentário: